COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RECEITINHA DA ROÇA

Oi gente querida
Hoje vou mostrar para voces como faço o doce de figos, a Heloísa do blog MISS MIGUme perguntou como tiro a pelinha do figo então...aí vai a receitinha para voces...

Vou escrever como faço, até a quantidade, voces façam com a quantidade que desejarem certo?


2 Kg de figos verdes
8 xícaras (chá) de água
10 xícaras (chá) de açúcar cravos - da - Índia (opcional)
Lave bem os figos, escorra, faça um pequeno corte em cruz no fundo de cada um.Lave novamente os figos , coloque em uma panela grande com água fria e leve ao fogo alto.Cozinhe por cerca de 20 minutos.Tire do fogo escorra bem e deixe esfriar. Coloque num saco plático e leve ao congelador até ficarem completamente congelados.Depois de congelados, passe os figos em água corrente, esfregando-os com as mãos para soltar a pele (solta fácil)Deixe escorrerem. Enquanto isso , prepare uma calda  numa panela grande , coloque a água , o açucar e os cravos se desejar, leve ao fogo e deixe ferver bem. Acrescente os figos deixe ferver e cozinhe por cerca de 30minutos. Tire do fogo e deixe esfriar na calda até o dia seguinte.Repita esta operação por mais uma ou duas vezes, até o figo ficar bem saboroso e macio.

Com um bom pedaço de queijo...hummmmm!!


beijinhos
Tina




9 comentários:

  1. ai...meu Deus...que vontade que dá!!!!!
    hum!!!!!!delicia!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tinaaa,vc adivinhou!O meu pé de figo tá carregado!Dá-lhe doce!!!!beijo!

    ResponderExcluir
  3. Esse doce ... mamãe sempre faz para o Natal. Antes era fácil conseguir figos nos quintais dos vizinhos, mas agora só no mercado central.
    Quanto às violetas, é verdadeira a dica do fermento. E no inverno você pode abafá-las com o vaso bem sequinho, num saco plástico transparente.

    ResponderExcluir
  4. Nas aldeias portuguesas sempre houve o hábito de aproveitar os produtos que a terra produzia para fazer os melhores e mais saborosos doces caseiros e as receitas eram passadas de geração em geração. Hoje com as grandes superfícies comerciais por perto, perde-se a vontade de aprender e fazer as compotas caseiras.
    Na minha terra não é costume fazer doce de figo, mas temos os figos secos. Depois de colhidos são secos ao sol, em tabuleiros cumpridos de madeira. Quando secos metem-se dentro de sacos de pano atados para melhor se conservarem. No Inverno adquirem uma camada branca que os tornava doces e macios. É costume haver na mesa dos forninhenses figos secos na mesa de Natal e de Ano Novo.
    Eu sou daquelas que acho importante a preservação e transmissão dos gostos, paladares, tradições de saberes dos nossos antepassados e não me canso de dizer que o que é nosso é bom e que se não formos nós a valorizar as coisas que são nossas, por mais simples que sejam, ninguém mais o fará e acho que a Tina pensa da mesma forma. Continue Tina a brindar-nos com estes miminhos.

    Um abraço de amizade forninhense.

    ResponderExcluir
  5. Tina que cantinho mais gostoso esse aqui.
    Doce de figo é o meu preferido, amo de paixão.
    Semana passada qdo estava na casa de minha Mãe ela fez pra mim,comi até. E ela fez desse jeitnho q vc ensina.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tina?! Muito obrigada pela dica do doce de figo! Vou fazer amanhã mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai... da agua na boca so de pensar em sua receita... obrigado por compartilhar conosco..
    Bj. alice

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar