COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

FECHADURAS DE OUTROS TEMPOS

A porta da frente era a única que tinha fechadura. As outras portas e as janelas eram fechadas com trancas e tramelas. Na porta de entrada havia um buraquinho por onde passava um barbante amarrado ao trinco. Qualquer pessoa que chegasse podia puxar o barbante, abrir o trinco, entrar na casa e ir tomar café na cozinha. Naquele tempo não existia medo de ladrões e malfeitores. Todo mundo era amigo... ( Ruben Alves - O fogo )

Era assim tambem ,aqui no meu cantinho...as portas que davam para o lado de fora, a da cozinha e a da sala, tinham
trancas assim


A cordinha era amarrada ao trinco subia passava por um buraquinho e ficava do lado de fora, qualquer pessoa que chegasse, puxava a cordinha e a porta se abria.

Na porta principal tambem existia  fechaduras, quando a familia toda saia, usava-se a chave, que eram enormes...
















À noite colocavam-se barras de madeiras, como estas, apoiadas em uma espécie de gancho tambem de madeira ou de ferro  que ficavam nos portais.


As janelas e as portas internas tinham tramelas, esta está aqui na minha casinha, em um portal da sala de jantar, não tem mais a porta, mas não deixei que tirassem a tramela...uma lembrança...

Na porta do banheiro aqui da minha casinha,  tem ainda  esta tramelinha , não é usada pois agora  tem fechadura , mas tambem resolvi deixá-la ali quietinha...

Esta forma de trancas e fechaduras eram usadas aqui no meu cantinho até a alguns anos atráz, devido ao crescimento do lugar, e o progresso que aqui chegou, foi nescessário mudarmos nossos costumes, e o nosso geito tranquilo de viver, e todas as casas tem agora fechaduras mais seguras. Como bem disse Rubens Alves "...naquele tempo não existia medo de ladrões e malfeitores. Todo mundo era amigo"

beijinhos
Tina



10 comentários:

  1. menina,e verdade,minha tia saia e "nois ia"p festa e ninguem tinha a copia da bendita chave,era uma onda,ladrao era amigo mesmo...so roubava roupa no varal,hihi.oh tempo bao!Bju.Luciene.

    ResponderExcluir
  2. Ahh Tina, que maravilha era esse tempo, nem da pra acreditar que um dia ja foi assim... hoje é assim: minha casa tinha murro, agora tem: murro e cerca eletrica e logo vamos nos mudar para um condominio... cada vez mais ficamos presos e os bandidos à solta... fazer o que, né?...
    Bju,
    Alice

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tina. Obrigada pela visitinha. A toalhinha é patchcolagem sim. É bem gostoso de fazer mas vc tem razão, a internet consome o nosso tempo. Mas precisamos nos policiar e fazer algumas artes. Comece a fazer e mostre pra gente.
    Beijos
    Ivelise

    ResponderExcluir
  4. Ai, tudo aqui me faz lembrar a infancia lá na casa da vovó.Lá tudo tinha tramela, inclusive as janelas do s quartos de dormir.Delpícia lembrar daquele tempo que nada emperrava...rssrsrsr
    Aqui no quintal tenho um portão com tramela, iupi!!!!!
    Bjs, querida.

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas tramelas e trancas antigas !
    Aqui em casa, nas portas dos banheiros nós só colocamos trincos, 1 por dentro e outro por fora. Prá quê fechadura, não é mesmo ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. VC SABE O QTO AMO ESTAS TRANCAS ANTIGAS, SÃO ORIGINAIS! NOS BLOGS DA FINLANDIA ELAS SEMPRE POSTAM TRANCAS ANTIQUÍSSIMAS, EU AMO MUITO ISSO! AH, VC QUER ME DEIXAR COM ÁGUA NA BOCA NÉ TINA?! ESTE POST ABAIXO DO DOCE, QUE DELÍCIA! EU QUEROOOOOOOOOO! ETA, MULHER PRENDADA!BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS E OBRIGADA PELO CARINHO DAS MENSAGENS, MINHA FILHA VAI P/ BH AMANHÃ, FIQUEI PREOCUPADA, VC VIU NA SERRA DO CIPÓ? TEVE ENCHENTE! BJOS E FIQUE COM DEUSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Olá Tina!!! gostei muito deste post sobre fechaduras...e descobri que temos mais em comum...minha filha mais velha e meu segundo filho fizeram ciências sociais, aqui na UNICAMP, ela depois fez um master em antropologia visual em barcelona, e batalha muito na área (a grana e pouca mas a vontade é muita) e o meu filho está fazendo mestrado em relações internacionais no institudo San Tiago Dantas...e a mais nova começou história, mas depois mudou para filosofia...chega de falar na fiarada...mãe coruja que só!!!

    ResponderExcluir
  8. As portas, janelas e fechaduras antigas estão cheias de história.
    Ficou muito bonito o post Tina! Adorei a 1.ª Foto (cravelho).
    A 3.ª foto, com as barras de madeira, são as "nossas" trancas. Só faltou a porta com a "gateira" ;)

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. E assim vamos matando a saudade dos tempos que não voltam mais na vida real ... Na casa da vovó tinha tramelas também. Ontem vi muitas chaves enormes lá no Museu Histórico Abílio Barreto. Fui levar o garoto para conhecer um bonde! Quando nasci os bondes aqui de BH já não circulavam mais, mas como vez ou outra sai um papo sobre bonde na família, o coitadinho já não se aguentava mais de curiosidade.

    ResponderExcluir
  10. ola gente ! eu sou carpinteiro, quando foi uma dia desses eu coloquei uma porta em uma casa , e o dono ñ tinha comprado a fechadura ainda , pra nao ficar aberto fiz uma tramela . Quando ele chegou e viu a tramela naõ se aguentou de tanto rir , fas tanto tempo que viu falar o nome de tramela quanto mais ve-la , e nisso ele deichou de enfeite ate invernizou de decoraçaõ ! rsrsrs valeu gente .

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar