COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

domingo, 23 de janeiro de 2011

RAPADURA

Oi gente querida
Vamos começar a semana falando de coisa doce...

Era muito bom o dia de fazer rapadura, as crianças ficavam animadas e não viam a hora de se lambuzar com o doce.
O dia todo os tios cortavam a cana ,e os carros de bois não paravam, iam fazendo uma grande montanha de cana bem pertinho do engenho.

No outro dia, estava ainda muito escuro, quando se atrelava o cavalo ao engenho e começava então a moagem
A garapa verdinha ia caíndo, logo enchia-se os tres grandes tachos, a fornalha bem acesa era avivada de vez enquando com os próprios bagaços de cana.
A garapa fervia, e com uma grande espumadeira tirava-se a espuma que se formava por cima, e aquele líquido ia engrossando, engrossando.
Lá pela 9 ou 10 horas já se tinha o melado, gostoso, grossinho...
Continuava o trabalho com a fornalha e a espumadeira, mechendo sempre.
O melado bem grosso agora era colocado em grandes gamelas, e com uma pá de madeira  batido vigorosamente.
Quando se dava o ponto, era então colocada em formas tambem de madeira.
E assim a rapadura estava pronta, mas a grande alegria da criançada eram as raspas do tacho, que os tios colocavam cuidadoramente em palhas de milho, e a festa começava...a rapadura mais doce, mais macia que já comi, rapadura com gosto de infancia,
Ainda se faz rapadura assim por aqui, característica marcante do período colonial.

Que voce tenha uma doce semana!!!!

beijinhos
Tina

                                                   - Fotos da Net-

17 comentários:

  1. Gosto muito de rapadura !

    Imagino a alegria da criançada esperando o doce gostoso...

    Doce postagem para um dia de domingo...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tina
    Que delícia de doce roça....
    rapadura digna de comer de joelhos...
    Vc sabe fazer paçoca com rapadura?Posta um dia se souber....

    ResponderExcluir
  3. Tina,

    Na fazenda do meu avô não faziam rapaduras, mas quando eu estava grávida da minha primeira filha, e ele sabia que eu amava rapadura; mandou buscar longe e recomendou que queria a melhor que tivesse.rsrs

    Amo rapadura e quando vou lá, todos guardam um pedaço pra mim.

    Que delícia poder lembrar dessas coisas. Você é maravilhosa. Obrigada!

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Ola Tina, nós não temos rapadura por aqui, porque nao temos cana de açucar, mas deu uma peninha de não conhecer o sabor....ou uma peninha de não poder visitar todo esse processo que voce explicou no post. Obrigado amiga por nos ter mostrado tudo....Quero muito conhecer tudo isso ...e mais!!!! E vou conhecer um dia Tina e conhecer voce tambem, pode apostar!!!

    Beijo grande

    Marília Marques

    ResponderExcluir
  5. Tina!
    Rapaduras aqui em BH tem muitas, que chegam do interior é claro! As mais famosas são as da região de curvelo. Com amendoim, coco, batida ...
    Nunca vi a fabricação de rapadura pessoalmente, só de cachaça ... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Querida Tina, olha eu aqui também, rsrs...
    Sou meio desligada e só hoje vi que você tem esse outro blog, que vim conhecer e também amei!
    Já acrescentei minha fotinho ali nos seguidores e estarei sempre passeando pelo seu cantinho da roça!!!
    Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Tina, é muito linda a produção de rapadura! Nunca tinha visto! Boa semana para você!

    ResponderExcluir
  8. AS fotos estão lindas! E como era bom esse tempo,não? Na minha região há muitos canaviais mas, estão direcionados a produção de alcool! TInhamos um velinho aqui perto que plantava e colhia a cana para fazer garapa e rapadura, agora, deve esta fazendo no céu... Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Quando vi o doce nas formas pensei que era um doce que nós chamamos de "doce teixeira", mas ao ver a última foto dá para perceber que é um doce diferente. Não conheço, mas fiquei curiosa e quero provar. Quando passar por uma casa de produtos brasileiros vou entrar para perguntar se tem rapadura.
    Uma semana doce para todas

    ResponderExcluir
  10. Tina so de imaginar da agua na boca,,, ai que delicia, amo rapadura, aquela tradicional, sem mistura... e ainda tem o tal do melaço... aaiiii que pecado...
    Boa semana.
    Alice.

    ResponderExcluir
  11. Tina mande uma dessa delícia pro lado de cá...srrrrrr.
    Minha mãe raspava rapadura com angu de fubá de moinho, não tinha nada mais gostoso, hum!

    ResponderExcluir
  12. No Tina,chegou a doer meu dente de lembrar,hihi...e a gente comia mesmi,escondido,comprada...Vc sabia que a fofa e uma invencao alema?E com gosto de rapadura ne...hihi.Bju,Luciene.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, deu água na boca! Aqui não tem rapadura igual a de Minas. Só quando minha mãe vai para Brasópolis visitar os familiares, ou quando compro de uma mineira de Formigas e traz coisas para a gente. Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Vendo essas imagens voltei ao passado... Minha tia que morava na roça também fazia rapadura desta forma que vocês fazem, lembro que era uma festa.. Que bom relembrar momentos bonitos. Um bj

    ResponderExcluir
  15. rapadura é bom minha vó minha mãe faziam café de rapadura,arroz doce de rapadura minha mãe clamava em melado dia e noite porque na infância comia muito e assim por diante meu avô um italiano comia rapadura misturada a gordura de porco dizia ele ser um excelente remédio só não alembro pra que doença servia.bjs

    ResponderExcluir
  16. as lembraças dos meus avos bate muito forte, a milha alma alegra.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o seu cantinho,revivi o passado, meu avô e meu pai faziam rapadura, e era desse jeito mesmo o processo de fabricação, e o que mais gostávamos era a hora de raspar o tacho!...Um abraço!

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar