COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

domingo, 2 de janeiro de 2011

O MONJOLO

Era interessante para nós crianças vermos o monjolo trabalhando, por aqui falávamos munjólo. Mamãe ficava preocupada quando sumíamos, pensava logo no monjolo, tinha certeza que estávamos lá, fuçando, mexendo aonde não era da conta. E estávamos mesmo, colocávamos de tudo dentro do pilão para vermos socar, depois era o maior trabalhão tirar tudo de lá, de medo do meu avô a quem chamávamos de Pai Ike.
E toda noite, no encontro da família, as histórias de assombração no monjolo eram contadas, me arrepio até hoje de me lembrar...mas na hora que o sol saía, não tínhamos medo de nada, lá estávamos fazendo nossas traquinagens
Hoje pensando bem, vejo que a preocupação tinha realmente sentido, ao tirarmos do pilão as coisas que lá colocávamos era muito perigoso sermos atingidos pelo monjolo....já pensou? que perigo?...e o buraco onde a água caía, é chamado por aqui de inferno, era bem fundo...e quantas vezes brincávamos no rêgo d'água que levava à bica do monjolo...
É pena que tudo tenha se acabado, talvez meus netos nem venham a conhecer um monjolo.Por aqui mesmo, existem pouquíssimos, raros mesmo.
Tenho saudade do barulho da água caindo, do  som do monjolo socando, saudade de abanar o café depois de socado e limpo. São coisas que não voltam mais, acho que nem existe mais quem faça um monjolo, todo lavrado na madeira.
Fica aqui a primeira saudade do ano... um monjolo
Era assim o nosso monjolo, só que o pilão era  bem enterrado no chão, tirávamos o café,e tudo o mais que colocávamos ali,  com um velho prato de ágata


Infelizmente isto é o que restou do nosso monjolo

A bica ainda está lá...

E talvez o pilão esteja debaixo destas telhas todas...
Mais um pouco de tempo, e já não existirá mais nada, só a saudade...que pena!

beijinhos
Tina

10 comentários:

  1. Oi,Tina!
    Que gostoso ler a sua história sobre o monjolo!
    Do jeitinho que você conta a gente fica a imaginar que tempo bom... Que legal que você tenha vivenciado tantas coisas boas e hoje nos encanta com suas lembranças.
    Fico feliz em tê-la conhecido. Que neste 2011 possamos compartilhar nossas histórias, trocando nossas alegrias.
    Um forte e sincero abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, venha visitar meu novo Blog: NewFace ByMalu, tenho certeza que vai amar. Bjks linda, e parabéns pelo blog, está lindo!

    ResponderExcluir
  3. Nos meus passeios pela minha aldeia estou sempre à procura de algo que me faça conhecer melhor o passado e quando vejo algum engenho antigo tiro fotos e também publico no meu blog porque estes legados fazem parte da nossa História. É através de fotografias como estas aqui publicadas que podemos mostrar aos mais novos como viviam os seus pais, avós e bisavós, de modo a que também eles possam dar mais valor às coisas do passado.
    Não conhecia o monjolo, pelo que li é tipo um moinho movido a água?

    ResponderExcluir
  4. CRIS COM ARTE E MANHA3 de janeiro de 2011 às 17:33

    Aiiii amiga será que o pilão estaria mesmo debaixo das telhas ????? se eu fosse vc , e tivesse certeza, ou mais ou menos certeza , eu cavaria até acha-lo... já pensou que raridade???? lindo monjolo hoje em dia já não se fazem mais essas coisas lindas, eu bem amaria ter um desses!!!! lindo post. beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tina

    Amei sua postagem sobre o monjolo. Nunca convivi com um de verdade, mas me lembro que meu pai (que amava montar presépios) tinha um no presépio, pequenino e que ele fazia funcionar de verdade. Aqui pertinho da minha cidade temos um distrito chamado São Francisco Xavier que tem um montado na praça e funcionando. Ah, e obrigada pela visitinha.
    Beijos
    Ivelise

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha e que saudade. Ainda vou ganhar na mega, comprar um sitio e fazer um para mim. . .

    ResponderExcluir
  7. E Antonio este tb e meu sonho de consumo ganhar na mega -sena comprar um sitio e montar um monjolo com uma bica dagua td feita em madeira do jeito da k tenho em minhas lembranças de criança

    ResponderExcluir
  8. E Antonio este tb e meu sonho de consumo ganhar na mega -sena comprar um sitio e montar um monjolo com uma bica dagua td feita em madeira do jeito da k tenho em minhas lembranças de criança

    ResponderExcluir
  9. E Antonio este tb e meu sonho de consumo ganhar na mega -sena comprar um sitio e montar um monjolo com uma bica dagua td feita em madeira do jeito da k tenho em minhas lembranças de criança

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Plínio. Fui criado no Sul de Minas Gerais em Alfenas onde estudei um pouco, Cambraia é o lugar onde nasci e vivi a maior parte da minha infancia Na casa grande dos meus tios Raul e Noêmia Andrade, tinha um grande Monjolo onde a tia Noêmia torrava farinha que era feita de milho que o era socado no monjolo. O milho era posto na água para fermentar e depois colocado no pilão do monjolo. Depois posto numa peneira e peneirado numa grande vasilha que chamávamos de taxa que já estava bem quente e aí virava Farinha-de-milho. mas era do do jeito que a Olinda contou, onde caía a água que funcionava o monjolo era chamado de inferno do monjolo. Tinha também o Moínho de fubá.Pescávamos muito lambari no córrego que tinha o nome de Gambá. Nem sei se ainda está lá.

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar