COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O TREM



Vendo as notícias do final de semana, fiquei admirada com o trânsito nas grandes cidades...até para viajar, descansar, as pessoas acabam por ficar estressadas...muitas resolvem ficar dentro de casa, aí sim pode-se descansar.
Até os meus 17 anos, minha vida se resumia em morar em Jundiaí, estado de Saõ Paulo, e aqui no meu cantinho...era prá cá que vinhamos em todos os feriados, era aqui que passávamos as férias todinha...as estradas de terra, quando chovia , muito barro, em tempo de seca, muita poeira...Mas o que mais me faz sentir saudades, o que mais me enternece , é me lembrar das viajens de trem.
Íamos de trem de Jundiaí à Campinas, a bagagem era grande, muitas malas, bolsas, mamãe nos arrumava bonitinhas...meu irmão tinha até um terninho, com gravatinha e tudo...
De Campinas, outro trem ,saindo às nove horas da noite, agora a viajem seria mais demorada,viajaríamos a noite toda...Os bancos de frente um para o outro, eu me sentava com papai, minha irmã com mamãe, e meu irmão no banco ao lado, já era um mocinho.

Amigos da Estrada de Ferro São Paulo Minas

Pelos corredores eram nos oferecidas revistas, lanches, refrigerantes etc,E no embalo do trem, ao som do apito longo e triste dormíamos....ao amanhecer ,olhávamos admiradas pelas janelas, as mais lindas paisagens...
Casinhas, pastos verdes, árvores,
Janela de trem
Rios caudalosos...
Pequenas fazendas

e quando menos esperávamos , mamãe nos dizia...estamos chegando...lavar o rosto no pequeno banheiro, pentear os cabelos, e quando chegávamos em Guaxupé,, papai já se encontrava com alguns amigos, me lembro do Joãozinho, chefe da estação de lá, papai nos dizia ser seu primo, cumprimentávamos felizes pois sabíamos que já estavamos chegando.
Mais algum tempo e chegávamos a Muzambinho

Ali já nos esperava um carro que nos traria até aqui no meu cantinho.... Chegávamos exaustos, mas toda canseira já era logo esquecida...encontrar nossos queridos, correr livres , bricncar no ribeirão, tomar leite tirado na hora...tudo compensava...a alegria de estar aqui não nos permitia sequer reclamar das horas assentadas.
Acho que meus filhos nunca andaram de trem, conhecem sim, mas nunca fizeram uma viajem,quando tiver  meus netos então...talvez só lerão as histórias...que pena!!
Saudades das viajens pelos trilhos, do apito do chefe da estação e a resposta ligeira do apito do trem...e o barulho dos vagões passando pelos trilhos, do aconchego dos braços de papai, o sorriso de mamãe, e a nossa euforia, minha e de meus irmãos por voltarmos para" nosso cantinho na roça".

Talvez voces me achem muito saudosista, mas encerro esta postagem com esta frase...

"Saudades...é o passado lhe confessando no momento de reflexão...dizendo, valeu a pena meu caro" ~  Elanklever


beijinhos
Tina

 


11 comentários:

  1. Tina querida!
    Voce fez-me lembrar de uma viagem que fiz com meus pais e minha irmã a Minas Gerais de trem.
    Sentir saudades é lindo... principalmente de momentos alegres e felizes.
    Saudades é algo indefínivel e uma palavra que só existe na língua portuguesa.(somos privilegiadas)
    Amo de paixão ler suas postagens!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso Tina, nunca andei de trem tbém sabia!?

    rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi Tina, sempre com belas postagens!! eu andei de trem apenas uma vez, qdo tinha 11 anos...de ribeirao até tambau! Ha alguns anos atras, acho que em 2001, eu viajei meia duzia de vezes para guaxupe com um gerente da fabrica onde eu trabalhava. Uma das duas melhores viagens que fiz a trabalho, na volta, ele passou por muzambinho, e veio passando por dentro de fazendas antigas de cafe.....que coisas mais lindas eu vi!!! Cada fazenda com sua propria estacao de trem!! fiquei maravilhada com a arquitetura, os terreiros, coisas que eu so conhecia da novela rei do gado! desculpe p comentario longo....virou uma carta srsrsrs mas suas postagens me inspiram!!! acho que é por isso que gosto dé poços...upis....adoro....me faz lembrar essas coisas!bjo

    ResponderExcluir
  4. Doce nostalgia hein Tina?? Bela postagem!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Tina,

    Eu amo viajar de trem. Troco por qualquer viagem de avião. Sinto muita saudade das viagens de Governador Valadres pra Resplendor. Ou de Vitória pra Resplendor. Era muito parecida com a sua. Eta tempo bom.
    Meus netos todos já fizeram essa viagem, fiz questão. Eles gostaram demais! Risos
    Que lugarzinho mais gostoso esse! Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tina querida, gosto de seus momentos de saudosismo, pois atraves deles conheço um pouquinho mais de coisas passadas que nao tive o privigio de ver. Tenho muita vontade de viajar de trem, dizem que em alguns lugares de Minas isso ainda é possivel, vou me informar direitinho, uma hora quem sabe?
    Bjus e fique com Deus.
    Alice.

    ResponderExcluir
  7. OLA TINA QUERIDA,VC ME FAZ SENTIR SAUDADES DE UM TEMPO EM QUE EU NÃO VIVI MAS GOSTARIA MUITO DE TER VIVIDO,EU ACHO QUE NASCI EM DECADAS ERADAS,POIS GOSTO TANTO DE COISAS DO PASSADO,MAS NUNCA ANDEI DE TREM MAS UM DIA VOU REALIZAR MEU SONHO,AQUI NA MINHA CIDADE TEM UMA MARIA FUMAÇA QUE DE VEZ ENQUANDO FAZ PASSEIOS MAS SEMPRE ESTA LOTADA E NÃO CONSIGO PASSAGENS.BJS

    ResponderExcluir
  8. Tina, não andei de trem desse jeito, só o daqui da cidade, e foi uma festa dois anos atrás quando voltamos e levamos nossos filhos, achei o máximo ver a carinha deles, mas eu e meu marido realmente não entendemos como o governo conseguiu acabar com os trens, pensou a maravilha de poder ir do Rio pra Minas de trem. bjs Eliane

    ResponderExcluir
  9. Eu viajo muitas vezes de Trem (comboio como aqui dizemos). São muitas as vezes que viajo para a minha terra no comboio da Beira Alta, por cerca de 3 horas e meia. Hoje este transporte já é mais moderno, os comboios de hoje são conhecidos como IC (Inter-Cidades), com ar condicionado, mais rápidos, mas nem sempre foram assim. Havia os Regionais, que demoravam quase 5 horas, onde se podia abrir a janela para refrescar e dizer adeus, tchau, com os cabelos ao vento, era uma sensação muito boa,muito boa mesmo, mas ainda hoje aparecem pessoas a vender bolos regionais e revistas, pelos corredores. Houve coisas que não mudaram (ainda bem).
    Aqui onde vivo também temos os comboios urbanos, sempre cheios de gente; temos também o metro e os eléctricos. Andar de eléctrico pela cidade de Lisboa também é muito agradável.
    Podia estar horas a escrever sobre as muitas viagens que fiz de Trem.
    Bom Fim-de-Semana UUUUUU pouca-terra, pouca-terra UUUUUU pouca-terra, pouca-terra

    ResponderExcluir
  10. Oi,Tina!
    Minha amiga, eu também sempre gostei de andar de trem! Aqui mesmo no Rio, o trem ainda é um transporte muito usado pela população,principalmente por trabalhadores que moram muito longe do centro da cidade. É claro que eles perderam muito do romantismo dos antigos trens, mas mesmo assim, me lembro que quando era criança,eu adorava viajar de trem...Até hoje gosto do barulho dos vagões deslizando sobre os longos trilhos...E aquele "balanço" especial que nos acalma a alma e convida para uma ligeira soneca...(Rs...) Muito gostoso!
    Não me esqueço de uma viagem que fizemos de trem,partindo de Curitiba até a cidade de Paranaguá,no litoral do Paraná. O trem vai serpenteando pela serra rumo ao mar, e diante de nós, vai se descortinando uma paisagem deslumbrante! Um passeio que vale muito à pena!
    Mas sabe,Tina, adorei o jeito como você conta as tuas lembranças de menina sobre os trens... Você nos emociona e nos faz reviver memórias perdidas dentro de nós mesmos...Lindo post,querida amiga!

    Beijo grande pra ti!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de viagem, acompanhando sua família nos trilhos do tempo !

    Eu também adorava quando vinhamos para S.Lourenço de trem ! Do Rio até Cruzeiro a viagem era no "trem de aço", que seguia para S. Paulo. Baldeávamos para a Maria Fumaça que subia a Serra da Mantiqueira. Muitas horas de viagem, que compensava pela beleza da paisagem e o ar puro da serra.
    Felizmente, hoje temos o Trem das Águas, que faz a viagem turística até Soledade e dá para matar a saudade das viagens de outrora.

    Obrigada por partilhar um pouco da sua história.

    Beijo

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar