Oi gente querida
Vou postar aqui algumas receitinhas caseiras para combater pulgões que atacam as árvores frutíferas e outras, além das hortaliças.
Vou postar aqui algumas receitinhas caseiras para combater pulgões que atacam as árvores frutíferas e outras, além das hortaliças.
PARA COMBATER PULGÕES
Sabão comum (250gr)
água - 10 lts
Dissolver o sabão em meio litro de água quente, acrescentar o restante da água mexendo bem.deixar esfriar e aplicar nas partes infectadas pelos pulgões
----------------------------------
Calda de fumo ( esta é que usamos aqui)
20 cm de fumo em corda picado
Deixar de molho em 10 litros de água por 24 horas.Após coar o produto e pulverizar as plantas. Se nescessário repetir o tratamento após 15 dias. A calda não deve ser guardada pois estraga, prejudicando as plantas. ( Marido usa fumo desfiado que se vende em saquinhos, dá certo tambem)
Eu coloco em uma garrafa pet 2litros de água
e um pouquinho de fumo de pacotinho, deixo de molho 24hs, passo pelo coador e pulverizo minhas plantinhas.
-------------------------------------------------------
Calda de fumo e sabão
sabão comum (200gr)
fumo em corda ( 200 gr) ) pode ser tocos de cigarro, ou fumo de saquinho)
água ( 10 litros)
Dissolver o sabão em água quente,deixar o fumo em maceração na água por 24hs ou mais, acrescentar o sabão ao macerado de fumo e completar o volume de água. Aplicar nas plantas atacadas.
---------------------------------------------------------
Calda de fumo e cinzas
100gr de fumo desfiado
colocar numa vazilha com 1 litro de água. Deixar em maceração por um dia, depois juntar 100gramas de cinza de fogão,mais 9 litros de água. Misturar tudo muito bem, passar num coador ou peneira fina e pulverizar as plantas. Consumir os repolhos ou hortaliças, se for o caso, após 7 dias do último tratamento.
--------------------------------------------------------
Uzamos a calda de fumo nas laranjeiras, flores, hortaliças, e dá muito certo, podem experimentar.Vai ser bom pra voce tambem, pois sem agrotóxico, suas frutas e hortaliças serão orgânicas ,e só farão bem à saude de sua familia.
beijinhos
Tina
Engraçado, algumas receitas são parecidas com as usadas na minha aldeia. É muito comum usar-se a cinza do fogão ou lareira nas culturas de cebolo, por exemplo, e nas hortas. A cinza tem 2 finalidades, evita que os pássaros comam as sementes, já que assim têm mais dificuldade em as ver e serve também para aquecer a terra. Agora cá é Inverno, é muito frio em Forninhos nesta altura do ano, então para melhor aquecer a terra das hortas, os agricultores espalham cinza na terra.
ResponderExcluirUma outra receita consiste em espalhar cabelos (cabelos cortados) na terra, para evitar que os coelhos comam as hortas.
Para combater as lesmas e toupeiras espalha-se sal na terra. As nossas gentes chamam "escova-terra" à toupeira. Penso que agora já há uns canudos que ajudam a apanhar estes bichos...
Acho que há muita coisa mais...se me lembrar de mais alguma volto :)
Tina, agora sou eu que peço permissão para um dia destes postar no meu blog este tema ;) posso?
Hoje publiquei um tema sobre plantas e ervas que curam, passem por "Forninhos- o Novo Blog dos Forninhenses e opinem!
Bjo
Oi Tina,
ResponderExcluirAmei esse post. Nunca vi pulgões por aqui, mas vou guardar essa receita e passar pro meu pai que tem uma pequena propriedade no interior de Minas Gerais.
Gostei muito do comentário acima e aprendi muito também.
Ontem descobri umas lagartas no pé de tomate, como minha horta é orgânica, eu gostaria de saber como afastá-las com essas receitas caseiras. Se você souber, me informe por favor.
Obrigada pela aula, esse post é muito valioso pra quem está estudando paisagismo ou mexe com plantas.
Abraço
Oi!
ResponderExcluirSuas dicas são muito boas. Vou anotar guardar.Sobre as históricas da vovó, digo que são uma mistura entre a ficção e a realidade. Mudo nomes, faça a união de personagens e assim vai, relato situações vividas com mais ou menos exageros e assim vai ...
Oi, amei te conhecer. Temos muito em comun, não sou mineira, mas escolhi Minas como meu lugar secreto, amo os mineiros, o jeito deles viverem a vida. Enquanto não estou por ai, vou curtindo com você as coisas da roça. Com amor Eliane
ResponderExcluirOi Tina, vou passar as receitinhas para o meu marido.. Lá na nossa terra preservamos muito o meio ambiente, então não entra agrotoxico. Beijos.
ResponderExcluirfoi muito valiosas suas receitas caseiras pra matar estas pragas de minhas valiosas platas dos meos quintais... um na cidade e o outro em um cantinho rural que temos perto de um lindo lago, onde eu tenho, plantas netivas do serado gosto muito delas pois dispenssa cuidados especías...
ResponderExcluirAgora as que plantei, nem te falo... Você e uma abençoada...
obrigada.
proverbios 17:17.
Em Cristo Alice Prado
Prezados senhores participantes,
ResponderExcluirgostaria de saber se o fumo curtido só é utilizado em parasitas de plantas.
Alguém conhece alguma utilidade em saúde humana ?
Como antiinflamatório ou parasiticida ?
Estou lembrando do meu pé de lichia. Foi atacado por uma crosta marrom que pensava se tratar de fungo. Tentei tratas algumas folhas com Bicarbonato de sódio mas, não resolveu. Vou tentar as receitas dadas acima, porque agora descobri que se trata de um ácaro, que está acometendo todos os pés de lichia de todo o país.
Atenciosamente,
Laudemilia
Bem legal. Eficiente!!!!
ResponderExcluir