A carne de porco na lata, utilizando a gordura como conservante era muito comum na época em que não havia geladeira ou outra forma de se conservar, mas ainda hoje é muito usado este método por aqui.
O porco é engordado durante meses, com milho e lavagem ( todo resto de comida, cascas de legumes, abóboras etc), no chiqueiro a vida dele é, comer, beber agua é dormir...tem que engordar né?
Quando nos mudamos para cá, vindos de Jundiaí, era adolescente ainda, tinha a maior birra quando mamãe ou a Mãe Cota (minha avó) me mandavam trocar a água do chiqueiro, colocar lavagem no côcho varrer e pegar todos os sabugos...eu ia...mas dava tanta ânsia que os porcos ficavam até com pena de mim rsrsrsrs.
E era por isso mesmo que me mandavam, todos riam do meu sofrimento...
No dia de matar o porco era como um ritual para toda a familia que passava o dia inteiro mexendo com as carnes, o toucinho, linguiças, a gordura etc etc.
Um dia antes os homens da casa já se preparavam , muita palha de pinheiro, as facas eram afiadas, e no dia bem cedinho pegavam o grande porco, mamãe nunca nos deixou ver matar o porco, até hoje nunca vi, e nem quero ver...tadinho!!
E passavamos o dia todo preparando, fritando e guardando a carne de porco em grandes latas com gordura...o sabor, a textura e a maciez da carne na lata são inigualáveis.
Até alguns meses atraz aqui no meu cantinho tambem preparavamos a carne de porco assim, mas marido está com a tacha de colesterol alta...então ...acabou-se a carne na lata, o toucinho salgado e a linguiça de porco no fumeiro...
Esta creio que foi a última vez que enchi meu fumeiro
e daí...encheu a boca d'água?
Como faço Carne na lata
È um processo demorado, primeiro a banha do porco é frita em um tacho, reserva o torresmo ( minha avó fazia sabão com este torresmo...eu adorava comer com mandioca) . Essa banha coloco em uma lata bem limpa e bem seca. O pernil ou o lombo, faço em grandes pedaços, deixando cozinhar devagar, até apurar ( fritar na própria banha) não pode ficar água de jeito nenhum...depois de bem apuradinha, mergulho dentro da banha da lata, tem que cobrir toda a carne, não pode ficar nem um pedacinho de fora, senão embolora...tampa a lata com um pano, só depois de bem frio coloca-se a tampa, senão a tampa transpira e estraga a carne, ás vezes fica com o pano de um dia para o outro.
Ao esfriar, a banha talha e forma uma camada protetora, impedindo o contato com o ar. Assim, a carne pode ser guardada por meses sem precisar ir à geladeira. Depois, é só pegar os pedaços, esquentar e comer.
Gente é muuuuuito bom!
Estou aqui salivando rsrsrsrsrsrs
beijinhos