COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

domingo, 5 de dezembro de 2010

O POÇO

Voce já bebeu água tirada do poço? Tirada da profundeza da terra. O balde vem subindo, girando ,pendurado em uma corda...trazendo a água limpa! fresquinha!...vale a pena relembrar,vale a pena procurar ter esse simples prazer.


O poço que me lembro era assim, com manivela e sarrilho,Mãe Cota nos punha a encher as latas e o pote d'água, descia o balde devagar, escutava quando batia na água lá embaixo, e se enchia,ia rodando a manivela, e o balde ia subindo girando,quando chegava encima precisava ter cuidado para que ele não voltasse,pegava na alsa, puxava, e colocava a agua fresquinha no pote.













Puxando o balde, a Ditinha

Lá das profundezas do poço:
Vô matá uma franguinha
Tá na hora do armoço
(Na roça - Ana Nayá Fleury Nogueira)


beijinho
Tina

12 comentários:

  1. Muito lindo essa postagem! Quando eu era criança, vi muitos poços ( aqui se falava cisterna). No sítio do vovô Chico ainda tem um, mas hoje a água sobe por um cano sob pressão de uma bomba.

    ResponderExcluir
  2. Paz Amada, td bem??olha eu sou caipira de paixão e não tem como ficar sem visitar vc, eu bebi muita água tirada de po´co, puxando o balde de aluminio ariado com aquelas cordas, sentada na beirada dele feito com cimento vermelho e enceirado, ô delicia, e se falar em TALHA com caneca de alumio, fico até com desejo!!!linda postagem, tenha uma semana de bençãos!!!bjsss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Tina...quem nao se lembra...tenho o gosto na boca ate hoje...oh trem bao demais da conta so...hihi.Na casa da minha tia tinha uma cisterna e eu morria de medo de tirar agua e cair la dentro...
    Um dia de nikolaus cheio de bencaos p vc .bju.Luciene.

    ResponderExcluir
  4. CRIS COM ARTE E MANHA6 de dezembro de 2010 04:32

    OLÁ AMIGA TINA, LINDA POSTAGEM, LENDO OS COMENTÁRIOS VEJO QUE HOJE EM DIA QUASE MAIS NINGUÉM TOMA A ÁGUA DE POÇO, ENTÃO AMIGA EU NÃO ABRO MÃO DISSO NUNCA, A COMPANHIA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CHEGOU COMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NO PORTÃO DA MINHA CASA, MAS EU FIZ DE CONTA QUE NÃO VI... EU TENHO UM POÇO LINDO DE ÁGUA CRISTALINA, LEVE,GOSTOSA... EU SÓ NÃO TENHO A MANIVELA COM O BALDE, USO BOMBA DE PRESSÃO... NINGUÉM PODE TER TUDO NÃO É MESMO? MAS O MAIS DIFÍCIL EU JÁ TENHO, A ÁGUA ABENÇOADA POR DEUS. BEIJINHOS.

    ResponderExcluir
  5. Já tomei sim eu tinha o maior medo de cair dentro dele, que me parecia tão fundo ... Hoje temos um poço que nos abasteçe. A água sai por uma bomba e não bebemos dela mas cozinho, lavo, etc. É de ótima qualidade, já levamos para exame. O que me fez falta mesmo foi beber na quartinha (tenho uma pequenina) ou na jarra ....
    bj

    ResponderExcluir
  6. Na minha aldeia ainda há vestígios desta tecnologia antiga com que se tirava água dos poços para beber, mas também para fazer as regas na Primavera e Verão para que as culturas não morressem de sede. Nós ao engenho usado para tirar água dos poços com balde de lata chamamos PICANÇO. Ao engenho da penúltima foto chamamos NORA.

    Um abraço forninhense

    ResponderExcluir
  7. ola minha querida Tina, tudo bem?
    Essa é a minha mais nova realidade...la no sitio a agua é de poço, mas tem bomba....eu tenho muito que aprender...dessas coisas rurais...que eu AMO de coração.
    Hoje estivemos lá para verificar a obra...já tá tudo quase...ta ficando bunitu!!!rs
    BJOKAS...semana linda pro cê.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive o prazer de beber água saindo do poço..rsrsrsr.
    Hoje em dia tá difícil ver um por aqui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca bebi água de poço, desses bonitinhos das fotos, mas a minha água sai da rocha, na encosta e vem por tubo plástico até a caixa d'água. É sempre fresca, pura e saborosa, mais um presente da Mãe Terra !

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. TINAAAAAAAAAAAAAAAA SAUDADESSSSSSSSSS,ESTOU VISITANDO TODO MUNDO,MAS AMEI SUAS POSTAGENS, QUE LINDO!COMO ERA BOM ESTAS COISAS DE ANTIGAMENTE, LEMBRO QUE NA ÉPOCA NEM DAVA VALOR, A ÁGUA DE POÇO ERA FRESQUINHA GELADA! W POR ISSO HOJE NÃO GOSTO DE FILTRO MODERNO, AQUELE EUROPA,OU ÁGUA DE GALÃOAQUI NA MINHA CASA ATÉ MESUS FILHOS AMAM ÁGUA DE FILTRO DE BARRO DIZEM QUE É DIFERENTE MUITO MELHOR! EU GOSTO DE MORINGA DE BARRO TAMBÉM EH TREM BÃO! BJOS AMADA!FIQUE COM DEUS!TE ESPERO NO MEU CANTINHO!!

    ResponderExcluir
  11. Olá ... Carissíma Tina!!!

    Todo mundo tem uma Tina amiga.. eu já morei em uma cidadezinha do interior baiano chamada Paratinga, e bebi também muita água de poço!

    Contei um pouco dessa época em - lendasdecaiss.blogspot.com - o blog da alicinha
    dá uma espiada... e desde já Parabéns pelas falas...

    Me add em orkut pra prosearmos - Alice Baruche Yahweh ...

    email- baruchess@gmail.com

    Pode contar que serei leitora assídua sua ...

    Feliz 2011 ... bj ...

    ResponderExcluir
  12. Ola! fiquei tao feliz de encontrar esse assunto semelhante ao que vivi com meus 7anos. Como foi bom lembrar. Cada trechinho do que li, vi que realmente fiz isso, enchia as valhilhas e tanque todos os dia de manha, com aquela agua fresquinha. As vz vinha com uma nata de formiguinhas, era bem fundo 13 metros, e uma vz soltei o balde e desceu com tudo, a manivela ja bateu em mim, mas sinto muita saudade daquele tempo que nao voltara. Bjs.

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar