COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MEU FOGÃO DE LENHA

Oi gente!
Estava dando uma caminhada pelos cantinhos de voces, minhas amigas, e encontrei no cantinho da Cristina "CRIS COM ARTE E MANHA"
o seu fogão de lenha...que lindo!!! E o texto dela tambem me tocou muito, porque me identifiquei com ele.
Tambem tive uma avó de quem me lembro com muita saudade...tambem ficava na "taipa" do fogão mechendo no fogo, ela não gostava, pois apagava o fogo de tanto mecher, então ela dizia :- menina! voce vai fazer xixi na cama...criança que meche no fogo faz xixi na cama... Mesmo assim, a teimosia era grande, e à noite quase morria de medo de acordar molhada.rsrsrsrs
Já mostrei aqui varias vezes meu fogão de lenha, está bem usadinho, mas é ótimo, o forno é maravilhoso...
tenho tambem um fumeiro, gosto de colocar linguiça de porco, toucinho...mas agora está vazio, marido está com a taxa de colesterol elevada...então...para não deixa-lo com vontade, resolvi deixar o fumeiro vazio.
Se Deus quizer um dia terei um fogão como o da minha avó...no meio da cozinha...para isso a cozinha tem que ser bem grande, a minha não é pequena, mas ainda não foi o suficiente para um fogão de lenha bem no meio.


Este é o meu fogão, muito usadinho, precisando urgente de uma reforma...aí estão tambem minhas panelas de ferro, muito usadas tambem...

O forno...velhiiiiinho!!!!!


O fumeiro vazio...que pena!!!

Vista geral do cantinho do fogão

Então...aí está o meu fogão, onde faço nossas refeições, nosso cafezinho da tarde, bolos, bolachinhas...e este fogão tem serpentina...então tenho agua quentinha nas torneiras e no chuveiro não uso eletricidade...economiiiizo...só que para isso tenho que  manter o fogo sempre aceso, haja lenha!!
E é por isso que aqui bem pertinho da cozinha tenho esta casinha, que está sempre cheinha de lenha sequinha...

E aí...gostaram?  Tudo muito simples...mas é a minha vida, meu cantinho, onde vivo feliz!
beijinhos
tina


15 comentários:

  1. CRIS COM ARTE E MANHA21 de outubro de 2010 às 04:24

    OLÁ TINA QUERIDA, GRAÇA E PAZ DO SENHOR JESUS, AÍ AMIGA QUE VONTADE DE ESTAR NA SUA COZINHA PRA TOMAR AQUELE CAFEZINHO PASSADO NA HORA... MAS COADO NO COADOR DE PANO, NÉ? TUDO LINDO ,QUE FOGÃO LINDO ... EU AMO TUDO ISSO, E HAJA LENHA MESSSMOOOOO, EU QUE O DIGA, MAS A GENTE VAI APROVEITANDO OS GALHOS QUE CAÍ DAS ARVORES E VAMOS QUE VAMOS, COMER BEM É O QUE IMPORTA , E QUE TEM UM TESOURO DESSES EM CASA, SABE O QUE É COMER BEM, NOSSA QTAS PANELAS DE FERRO ! EU TENHO POUCAS DE FERRO , USO DE BARRO TBM, E UMAS DE ALUMÍNIO FUNDIDAS VELHINHAS, MAS SEM DÚVIDAS QUE AS DE FERRO SÃO MELHORES.TUDO TÃO LINDO NO SEU CANTINHO QUEM SABE UM DIA EU NAÕ VOU TE VISITAR, DEUS TUDO NOS PREPARA, QUEM SABE...BJO FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Gostei não, AMEEEEIIII Tina ! Eu sempre morro de inveja de você né (inveja da boa), já te falei.... Esse seu fogão é tudo menina.
    Aqui na Bahia é meio complicado ter fogãoà lenha porque é muito , mas muito calor mesmo . Teria que ter o fo gão em uma varanda externa bem aberta e ventilada senão.... sem chance. E a idéia da serpentina.... maravilha.... quando eu voltar pro Sul, vou ter um fogão assim em casa e com serpentina...

    Beijos amiga

    Juli

    ResponderExcluir
  3. Oi Tina,

    quero o meu igualzinho ao seu!
    De cimento queimado vermelho!
    Lindoooo!!!!!
    E Tô aprendendo muito com vcs, sobre lenha, panelas de ferro, de barro...
    Marinheira de primeira viagem!!!
    Obrigada pelo lindo post!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tina, tina, Tina...Vc não imagina como vir aqui me faz voltar ao passado.este bule com a xicrinha esmaltados me lembra a vovó, cafezinho doce e um sabor inigualável!
    linguiçça defumada assim,, só no passado, lembro-me bem.
    Na casa da vovó tinha um fogão deste, com vermelhão, até brilhava e nossos banhos era com água quente da serpentina.Ela fazia mandioca, angu e torresmo ...Ai!!!Comida feita com carinho, carinho mesmo.
    ADORO sua vida, sua casa e tudo que lhe rodeia.´
    Minhas férias no interior está grudada na minha memória feito tatuagem.
    Bjs.
    OBS#
    Querendo fazer o bebedouro vá nas minhas idéias.Já a dengue, basta lavar o pratinho e trocar de água todos os dias.O moço da prefeitura não vendo-o sujo vai liberar como aqui em casa.

    ResponderExcluir
  5. Tina, essa Esther é minha filhota,foi mal!

    ResponderExcluir
  6. Oi,Tina!
    So agora estou chegando aqui, pertinho do teu fogao de lenha...Que maravilha,menina!
    Fiquei daqui do Rio de Janeiro, imaginando as delicias que saem ai do teu fogao magico!
    Ja te disse que acho a comida mineira a melhor do mundo? E com um fogao desses e sucesso na certa!
    Ou sera que tudo e efeito do meu pedacinho de DNA mineiro? ( Rs...) E que a minha avo materna tambem era mineira de Carangola...Bom, apenas sei que adoooro todas essas comidinhas temperadinhas e caseiras,feitas com todo o carinho e no calor de um bom fogao a lenha!
    Que o teu fogao a lenha sempre seja fonte de calor, aconchego e de deliciosas refeicoes!
    Beijo grande pra ti,minha amiga!
    Teresa

    ResponderExcluir
  7. ADOREI seu fogão de lenha !!!
    É meu sonho de consumo um fogão com serpentina para aquecer a água. Já tive um fogãozinho que eu e meu marido fizemos no quintal, com telheiro e tudo, mas sem serpentina. Com o tempo ele foi quebrando e o telheiro caiu. Agora fizemos uma cozinha de bambu e iniciamos o fogão. Não vejo a hora de poder esquentar a água de forma ecologicamente correta.

    Gosto, demais da conta, do seu jeito de viver!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. QUE SAUDADES ME DEU DO FOGÃO QUE TINHAMOS QUANDO EU ERA PEQUENA E QUANDO ADOLESCENTE. ASSIM QUE EU COMPRAR MINHA CHACARA BREVE VOU COM CERTEZA TER UM, LAREIRA E CHURASQUERA LA JA TEM SO FALTA O FOGÃO A LENHA.

    ResponderExcluir
  9. Vendo tuas fotos me deu maior vontade de fazer um blog, eu sou louca por fogao a lenha, estou sempre enroda dele inventando algo, é tudo de bom, assim como vc vive aí é meu sonho me aposentar e morar no interior, vou para lá só nos finais de semana, mas é o meu canto de refugio... quando fizer meu blog vou colocar as minhas fotos para vc ver, um grande bj Tina, e obrigada por compartilhar seu cantinho, como já disse, sinto esta simplicidade na minha alma!
    Bj

    Elisa.

    ResponderExcluir
  10. Meu sonho e realizar me com um fogao a lenha em minha casa , mas para este fogao ser perfeito deveria trazer um bom pedreiro brasileiro para faler para min ficaria muito carrimo, e neste cazo vou dezenhalo o seu fogao na minha parede da minha cozinha , honde varias vezes ao ano enocntro com meus amigos para jantar mos juntos e encontramos , contentaremos assim bejos seu fogao elindo amei..

    ResponderExcluir
  11. Olá Tina!! A Paz do Senhor!! Que cantinho mais agradável e acolhedor o seu... Deve ser muito gostoso mesmo tomar um cafezinho nessa cozinha.Moro no Rio de janeiro e tento de todo jeito trazer pro meu cantinho esse ar gostoso e essas cores do interior. Gostei muito do seu blog e tô seguindo... Que os anjos do Senhor sempre estejam acampados ao redor do seu lar...Estou pra conhecer uma cidadezinha mineira chamada Bichinho, já ouviu falar? Fica perto de Tiradentes. Quando eu for posto as fotos pra te mostrar Beijocas
    Me visita lá no meu cantinho...
    Cantinhodagalega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. tina A paz de Deus venho te contar que graças a Deus consegui comprar o meu tão sonhado fogão a lenha Deus preparou,é um ecofogão só que sem forno.pois as minhas condições no momento não deu para comprar um com forno,mais estou feliz temos que nos contentar com o que Deus prepara não é mesmo ,bjs amjga

    ResponderExcluir
  13. Oi Tina Parece que só as mulheres gostaram do seu lindo fogão a lenha. Por estes lados, é o inverso, somente os homens cultivam esse sonho, em parte já realizado, embora nem de longe tenha o charme do seu. Apesar de tudo, por influência de uma vizinha mineira, estamos cultivando o ora-pro-nobis e já inauguramos o dito cujo com um franguinho caipira à moda mineira sem dispensar essa sensacional cactácea espinhosa.

    ResponderExcluir
  14. Olá Tina
    Estava pesquisando sobre fogões à lenha e encontrei o teu blog.
    Eu nasci em uma casa que pertencia à ferrovia em que meu pai trabalhava e como ficava em local não servido por eletricidade, a água quente era obtida na serpentina do fogão à lenha.
    Para quem nunca ouviu falar, é simples: um cano galvanizado saía da caixa d'água para o fogão, onde ficava exposto ao lado da lenha em queima, e depois seguia para o chuveiro.
    No inverno era uma briga, pois quem chegasse primeiro tomava um banho quentinho e quem chegasse depois tinha duas opções: esperar a água esquentar ou tomar um banho morno, quase frio.
    ELIAS

    ResponderExcluir
  15. Tina, me socorre,
    Preciso fazer um fogão assim com forno, e tô sem grana. O forno meu esposo ja fez, mais estou sem saber por onde começar o fogao. Me da uma dica por favor. Bj

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar