COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

domingo, 7 de agosto de 2011

O CRUZEIRO

Meu cantinho fica localizado entre duas pequenas cidades, Cabo Verde que está à 7 Km daqui, e Muzambinho que fica à 14Km.
São cidades pequenas , mas com uma qualidade de vida maravilhosa, asfalto interligando-as à grandes centros como São Paulo e Belo Horizonte.
Mas o que quero mostrar pra voces hoje é a história e os lindos cruzeiros que elas tem. Ambos ficam bem em frente à matriz.

Este é o de Cabo Verde

Praça Cruzeiro - Cabo Verde - MG

Praça do Cruzeiro - Cabo Verde - MG
Este monumento foi doado pelo sr Luiz Antonio de  Siqueira e sua esposa Dna Theodora Maria da Aparecida. A inauguração teve seu inicio às 4 horas da manhã do dia 30 de novembro de 1928, com uma salva de 21 tiros e  execução de peças musicais  pela banda da cidade..No dia 9 de dezembro houve a iauguração e benção. Portanto este cruzeiro está para completar 83 anos.

Este é o de Muzambinho

“O magnífico Cruzeiro é uma construção feita de uma só pedra gigantesca, puxada para o local por mais de cem bois.
O livro " Muzambinho, sua história e seus homens" de Moacyr Bretas Soares diz que a construção deste cruzeiro é tida como uma das maiores obras nesse gênero no Brasil”.
Cruzeiro entalhado em pedra única, com aproximadamente 15 metros de altura. Seu entalhe demorou quase dois anos para ser concluído. A pedra, retirada da pedreira da fazenda Machadinhos,  foi trazida por aproximadamente vinte juntas de bois até a cidade, no dia 26 de janeiro de 1.936, quando começou o trabalho de entalhe.Obra de um escultor português de nome Antonio José de Carvalho. Consta que o senhor Antonio construiu uma casinha em frente à Igreja Matriz para ali residir enquanto trabalhava.
Ao final dos trabalhos de escultura, fez um tripé de madeira, com roldanas para poder levantar o cruzeiro, que depositou num pequeno orifício, de aproximadamente 80 centímetros, feito na base que também é de pedra única.
A inauguração deu-se no dia 12 de dezembro de 1937 com uma grande festa.
O que acho muito interessante é que este cruzeiro é furado por dentro por onde passa uma fiação que ilumina o mesmo com 58 lampadas


informe artistico e arquitetônico

De elevado valor artístico e arquitetônico esta cruz latina é o único monumento conhecido que fora esculpido em um só bloco de pedra (granito rosa). É sustentado por uma base retangular separada em três blocos e sobre uma seqüência de escadarias composta de sete pisos que diminuem a medida que se aproximam da base de sustentação da cruz. Um túnel localizado ao nivelo do solo, junto ao seu lance de degrau, dá acesso ao seu interior por onde corre uma fiação que passa por dentro de toda sua extensão com o objetivo de eletrificar as 58 lâmpadas que são distribuídas ao longo de seu ramo, braços e coroa.


Então gente amiga, mostro tanta coisa do meu cantinho, hoje resolvi mostrar estas maravilhas arquitetônicas destas pequeninas cidades que me envolvem, pois é nelas que faço minhas compras, onde meus filhos estudaram antes de irem para a universidade,é nelas onde  consultamos nossos médicos, dentistas, e onde meus filhos passeiam nos sábados e domingos...São pequenininhas sim, até monótonas, mas amo e me sinto muito feliz aqui.
Desejo a voces uma semana de muita alegria!

beijinhos
Tina





11 comentários:

  1. eu conheço muzambinho de passagem.....por que fica no caminho pra guaxupe....onde eu ia muito na cooperativa.....em muzambinho é onde tem o doce de leite de muzambinho!!! nao é? lindas as duas "cidadezinhas"...um dia eu vou morar ai perto rsrsrs bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. como gostaria demorar numa cidadezinha pequena, aonde a gente poderia passear sem medos......beijos a todos

    ResponderExcluir
  3. Tina querida!
    Que prazer ler sua postagem!
    Realmente maravilhas arquitetônicas,
    feitas com tanto carinho e grande marco na cidade.
    Abraços! Uma boa noite pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga
    Como gosto de ler o seu cantinho.
    Sempre que coloca coisas novas vou visitar.
    Aqui de Portugal fico feliz de saber que o Brasil tem coisas tão belas e tão ( portuguesas), como nossos cruzeiros.
    Como eu gostava de ver esse Brasil.
    Bjs
    Candita
    " As pinturas da Candita", este é meu blog

    ResponderExcluir
  5. Tina,

    Os cruzeiros são marcas nessas cidades. Eu gostei de todos, mas esse de Cabo Verde é muito majestoso.
    Amiga, peguei suas corujinhas emprestadas, ok? Rs Só coloquei umas margaridinhas em volta delas, por que as outras coleguinhas dela estavam muito coloridas, e elas iriam ficar com ciúmes. Rs
    Tenha uma linda semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Tina,
    Que lindos Cruzeiros e bonito Post de divulgação da sua região.
    Sabe que há notícia de casos em que as aldeias, as cidades, se edificaram em torno de um Cruzeiro?
    Na minha terra existem alguns, todos em granito, mas devido a este ritmo acelerado, aos poucos e poucos, vão-se "esquecendo", enquanto que antigamente quando se passava junto de qualquer Cruzeiro, quase toda a gente rezava, os homens tiravam o chapéu, respeitosamente.

    Um abraço forninhense

    ResponderExcluir
  7. Tina, vc me fez lembrar uma viagem de aventura que fiz.
    Tenho foto dos dois cruzeiros, pois meu marido estudou na escola agrícola de Muzambinho e em férias saímos de Bhte e rodamos pelo sul de Minas, foram mais de 7 mil km, andando sem rumo definido. Que saudade deu agora.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Tina como são lindos estes cruzeiros,tambem morro em cidade pequena,bj querida

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia Tina,sobre a jardineira,a madeira é um tronco de pinheiro arucaria que caiu com a ventania,ai marido serrou ao meio com motossera,cortou em volta do miolo e depois trirei com uma machadinha os pedaços até dar uma fundura boa pra por a terra o suficiente,depois dei uma mão de tinta cor marrom conhaque ,a tinta é pra proteger e durar mais tempo,espero ter ajudado,bjs querida

    ResponderExcluir
  10. O Antonio José de Carvalho é meu bisavô, ele se mudou com sua família para Foz do Iguaçu, onde trabalhou no Parque Nacional do Iguaçu

    ResponderExcluir
  11. Esta Obra de Arte foi feita pelo meu avô Antonio José de Carvalho, português, casado com minha avó paulista, meu pai hoje com 86 anos que nasceu em Guaranésia e passou sua infância e adolescencia em Musazambinho. Linda história do meu avó, um grande trabalhador e que veio para o Pr nos anos 40 acho eu e aqui tb fez a sua história. Fico orgulhosa da história do meu avô. Lá em Muzambinho na Casa da Cultura tem uma sala em homenagem a ele.

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar