COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

BANHEIRO ?

Por aqui há algum tempo atrás eram poucas as casas que tinham banheiro. Usava-se fossas sépticas, conhecidas por aqui de "casinha" ou "privada" rsrsrs.
Na minha infancia , na casa da minha avó era assim. Quase morría de medo, medo de cair lá dentro.
Talvez voce tambem já conheceu, e até já teve de usar uma assim, e com certeza tem muitas histórias . Hoje não se usa mais...esta da foto é em uma fazenda aqui pertinho, não é mais usada, mas continua lá, prá gente lembrar de tempos tão difíceis e desconfortáveis.


Realmente não são belas imagens, mas achei interessante mostrar para voces. Quem já viu, pode relembrar, quem não viu, fica conhecendo um pouco das dificuldades de uma época não muito distante.




E para deixar um pouquinho mais bonitinho esta postagem, vai aqui a foto de um simples e lindo banheiro.


beijinhos
Tina

18 comentários:

  1. Oi, Tina
    Obrigada pela visitinha. Amaria morar pertinho de vc. Acho que até trocaria a prateleira por um cafezinho no seu cantinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. kakakakaka ver eu nunca vi...mas ja tinha ouvido falar! pq no quintal da minha avó tinha um buraco....nao tinha as paredes....acho que tinham caido rsrsr

    ResponderExcluir
  3. OI Amada, voce viu, como estou arteira...kkkkk.
    Amiga obrigada pelo carinho de sempre, voce é um amor de pessoa, sabe adoraria te conhecer pessoalmente, pois mesmo a distancia sinto muito carinho por voce.
    Vim te desejar uma noite de sonhos bons.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. CRIS COM ARTE E MANHA20 de junho de 2011 18:29

    Olá Tina, sabe que eu já usei por muitas vezes essas casinhas... na minha infância lá nos sítios dos meus tios todos os banheiros eram assim ,eram bem desconfortáveis, mais em contrapartida as belezas da natureza e tudo o que a roça nos oferecia... cobria qualquer desconforto e cheiro de creolina que era jogada no buraco, o treva aguentar aquele cheiro... mas valeu a lembrança!

    ResponderExcluir
  5. Tina,

    Eu não cheguei a usar essas casinhas, mas tem uma na fazenda de meus avós até hoje. Eles deixaram justamente pra mostrar aos que não conheceram.
    Achei legal você postar essas imagens. Bom pra darmos valor ao conforto que temos hoje.
    Lá eles chamam de casinha também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tina só vc mesmo para nos fazer lembrar de um passado tão engraçado e tão desconfortáveis.

    ResponderExcluir
  7. KKKKKK só você mesmo!
    Amei... eu já tive que usar algo assim na infancia, nas casas de fazendas.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina bom dia amiga ja usei muitas vezes,quando era pequena em todas as casas do interior tinha e tem ainda essas cazinhas por aqui chamamos de patente lembro de umas. que tinham dois burracos pra sentar um grande para adultos e outro para crianças,eu morria de medo de cair dentro da patente pois várias crianças por aqui ja cairam,imagine o nojo né,mas nada aconteceu de grave só depois tiveram que ser desinfetadas eca coitadas,ainda bem que isso é passado ,beijos valeu pela lembrança

    ResponderExcluir
  9. Olá Tina,
    Sabe que em Forninhos também havia estas WC, chamavam-se retretes, os meus avós paternos tinham uma no páteo. É engraçado porque a minha madrinha e uma minha prima já me falaram para publicar no blog dos forninhenses estas WC e também eu pensei como você, que não ficava muito bonitinho, mas...como gosto de retratar o passado e relembrar que a vida dos nossos antepassados não foi fácil, na última vez que fui a Forninhos ainda procurei para ver se restava alguma, mas não tive sorte, com o tempo as pessoas acabaram por demoli-las. Tenho esperança que um dia encontre uma foto.
    Agora é que vou mesmo voltar ao trabalho...tem de ser.
    @té depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aluap, veja aqui um Link, qual tive a sorte de encontrar umas fotos dessas casinhas:
      http://www.joanavieirapontocom.com/2010/04/privada-ou-wc.html
      Abç.

      Excluir
  10. Meninaaaaa, essa você tirou do fundo do baú heim... nossa, eu lembro de quando eu era criança que ia na casa de uma colega que morava no sítio e tinha um desse, e era de madeira, tinha tipo um "banquinho" com um buraco no meio. Também morria de medo de cair ,kkkkkkkkkkkkk. Hoje em dia as coisas são beeeemmm mais fácei ne´, rsss.

    Beijos

    Juliana

    ResponderExcluir
  11. Nas histórias do Chico Bento(Mauricio) vejo sempre essa "casinha".
    Vc é demais, querida.

    ResponderExcluir
  12. Tina do céu! rsssssss...
    Eu morria de medo dessa casinha, mas tinha que usá-la quando ia na casa dos meus nonos no Paraná... mas lá o buraco era triangular... rsss...
    Uma vez estava brincando no terreiro e ouvi uma gritaria... estavam tentando pegar um porco prá matar e o bicho escapou e veio pro meu lado... então me escondi na casinha e fiquei assistindo a "ocorrência" pelos buracos da madeira... kkkk...
    obrigada por me fazer lembrar desse momento tão especial na minha infância.
    beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Cheguei a conhecer e a usar. Aqui em BH também tinha. Na casa da vovó e na casa de uma vizinha, muito antiga mesmo! Confesso que também tinha medo ... cheguei também a ver umas mais modernas no norte de Minas, em paradas de ônibus. era uma espécie de vaso com um pequeno buro. De louça branca bem encardida, mas tinha que agachar para usar. kkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Tina, meus nonos e vários outros vieram da Itália para colonizarem o RS, imagina como eram os banheiros daquela época... Este até que é moderninho rsrss Eu já tive o prazer de conhecer um parecido quando eu era criança... Eu tinha mendo de cair lá dentro.. Mas tudo era festa para nós... EStou até rindo das lembranças. Bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Ói tina querida só voçe mesmokkkkkk é tudo de ruim me lembro bem desse tipo de banheiro na minha infância no sítio de meu avô tinha vários me lembrei da história do macaquinho que caiu na privadarsrsrsrsrs...achei muito interesante lembrar bjsssss intá mais.

    ResponderExcluir
  16. QUANDO EU ERA CRIANÇA, JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE USAR ESSAS CASINHAS NA CASA DA CIDADE, POIS EU NUNCA MOREI NO CAMPO.
    MINHA IRMÃ MORRIA DE MEDO DE ENTRAR NESSAS CASINHAS , SABE POR QUE? O MEDO TERRÍVEL DE BARATAS. KKKKKKKK
    MAS SÃO LEMBRANÇAS E AINDA BEM QUE HOJE TEMOS ESSES BANHEIROS MODERNOS E MAIS HIGIÊNICOS.
    BEIJOSSSS,
    MARILEI/ MARILIA-SP

    ResponderExcluir
  17. Quando era pequeno minha familia tinha em casa no RS chamava se patenta

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar