COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Depois do queijo - o PÃO DE QUEIJO

Depois de falarmos sobre o queijo- de- Minas, não poderia deixar de falar sobre o nosso pão de queijo...outra iguaria que não falta na mesa aqui no meu cantinho...receitas diferentes, trazidas dos caderninhos das vovós, mas todas deliciosas...eu mesma já tentei várias , mas a que foi escolhida aqui em casa, depois dou a receita  para voces
Pão de queijo da Dona Lucinha

Você sabe qual é a origem do pão de queijo?


Apesar de ser típico de Minas Gerais, a história da origem do pão de queijo tem várias versões, embora historiadores especulem que ele exista desde o século XIX. No Brasil tornou-se efetivamente popular a partir da década de 1960. Registros mais específicos indicam que ele tenha sido tradicionalmente desenvolvido no estado de Minas Gerais.


Estudos dizem que o pão de queijo surgiu na época dos escravos. A mandioca era o pão do índio brasileiro. O ovo e o leite é uma herança dos portugueses, que com  o polvilho, reinventaram o pão de queijo. Há outros indícios de que a receita tenha aparecido nas fazendas de Minas , quando as cozinheiras preparavam para servir seus senhores, na época em que havia grande oferta de leite, ovos e queijos, em função da expansão da pecuária.

 


Naquela época, não se imaginava que o pão de queijo fosse ultrapassar as fronteiras "das Minas Gerais", muito menos que ganharia o mundo. Comer queijo após as refeições era hábito antigo, mas no século XIX, o queijo sobrava e endurecia. Como a farinha que chegava até as fazendas era de baixa qualidade, as cozinheiras passaram a substituí-la por polvilho nas receitas dos pães.
Somente na década de 1960, o pão de queijo expandiu sua carreira de sucesso, principalmente em Minas Gerais. Coincidentemente nessa época aconteceu o desenvolvimento das quitandas. Rapidamente, em todo o país se consumia e apreciava essa iguaria, que tornou-se tipicamente mineira.

Por que o pão de queijo é tradicionalmente conhecido como mineiro?


Pesquisadores dizem que comida e identidade são universais, e que a última coisa que um migrante se esquece é a língua e sua culinária.




A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, porque acompanha a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vinda da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo) moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.


Basta visitar várias casas de famílias mineiras para ver que em todas elas irão te oferecer nem que seja um café, acompanhando de que? Pão de queijo (de preferência), claro! Daí o motivo das pessoas dizerem que os mineiros são hospitaleiros e apaixonados pela receita.

Até nas refeições o pão de queijo é servido

           A postagem ficou muito grande , me desculpem...mas a receitinha do pão de queijo que faço está AQUI
beijinhos
Tina

Texto do site "Forno de Minas - Bom demais..."





12 comentários:

  1. Tina, eu e meu sobrinho adoramos muito pão de queijo!

    ResponderExcluir
  2. ôh delicia, gosdimais de pão de queijjjj de minasss rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Delícia!!! Segunda-feira eu f... assei, os que comprei no EPA, aqui do ladinho da minha casa. Mas sei fazer, tá!?

    ResponderExcluir
  4. Ai que fominha, dá pra mandar uns aqui pra Goias nao? rsrsrs

    Bjus,
    Alice.

    ResponderExcluir
  5. Senti até o sabor do seu pão de queijo, adoro tudo o que vc escreve sobre Minas sou paulista, mas essa terra me encanta completamente...
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Por aqui também se vê à venda em pastelarias estes bolinhos de queijo. Eu nunca provei, pois como não gosto de queijo fico sempre naquela...mas são uns bolinhos que têm sempre muito bom aspecto. Desconhecia a sua origem, mas ao ler o post verifico que de facto não era habitual ver estes bolos/pãezinhos à venda nas pastelarias portuguesas. Estes bolinhos apareceram recentemente no nosso mercado. Será que foi algum brasileiro de Minas quem trouxe a receita para cá?

    Votos de um bom fim fim de semana*

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tininha, apesar da sua postagem ter me deixado-literalmente- com água na boca-venho lhe agradecer:
    Ficar olhando nossos rostinhos e ter um enorme carinho foi demais pra mim.Querida, vc deve ser divinamente maravilhosa.Digo isso com os olhos do coração(??????????????? coração tem olhos?) rsrsrsrsrrs.
    Vc é demais, amo-te por ser assim.

    ResponderExcluir
  9. TINA, QUE POSTAGEM LINNNNNNNNNNNNNNNDA, EU SOU VICIADA EM PAÕ DE QUEIJO, TODOS OS DIAS PELA MANHÃ, MEU MARIDO TRAZ QUENTINHO HUMMMMMMMMM EU AMO, QDO FUI PRA SALVADOR EU SOFRI, PQ LÁ MEU GENRO NÃO TINHA HÁBITO DE COMPRAR PÃO FRESCO , ELE COMPRAVA A NOITE P/ O DIA SEGUINTE!( AGORA QUE ELES MORAM PERTO DE BH ,MINHA FILHA DISSE QUE ELE É DOIDO POR PÃO DE QUEIJO E COMPRA FRESQUINHO)
    E EU ACOSTUMADA COM PÃO DE QUEIJO QUENTINHO, NÃO FOI FÁCIL! HEHEHEHEH
    AMEI SUA POSTAGEM!BJO E BOM FINAL DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  10. A postagem está no tamanho certo para contar tão interessante história !

    Mas eu acho estranho é que eu vinha para S. Lourenço na década de 60 e o pão de queijo não era servido nos hoteis ! Acredito que só mais tarde ele firmou sua fama por aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Tina!!!

    Amei essa postgem, pena que ficou uma vontade tremenda de comer esses pãezinhos que por aqui na Bahia é muito difícil de encontrar, e quando encontramos ou não são tão deliciosos assim ou só congelados pra fazer em casa e que também são muiiiiiiito caros!!!

    Imaginei esses pãezinhos com um cafezinho que acabei de fazer, ai que vontade viu!!!

    Tenha uma ótima e abençoada semana!!!
    bjs

    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Entrei pela sua porteira por meio do blog da Chica.
    Amei tudo que encontrei.
    Senti o cheiro, o sabor do pão de queijo.
    Sonhei, viajei no tempo ... Que saudades dessa terrinha querida e hospitaleira.
    Tudo é muito lindo em seu cantinho.
    Abraços.

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar