COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MINHA ÁRVORE DE ORQUIDEAS

Minhas orquideas ficavam em vasinhos, em tocos de árvores etc...a um tempo atrás resolvi colocá-las em uma árvore pertinho da minha porta da cozinha, são sete  ao todo, algumas já floresceram , outras creio que só no ano que vem.



Já tem duas orquídeas florindo. esta pequenina é muito linda



e a olho de boneca já está abrindo suas flores
Esta telinha que voce vê, é um sombrite, coloco ali para que o sol, não judie muito delas.


Ainda tem muitos botões para se abrirem...



Meu sonho agora é ver esta árvore cheinha de orquídeas, rosas, amarelas, brancas...quem sabe no ano que vem venho aqui para mostrar pra voces...

beijinhos
Tina
(((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((()

domingo, 28 de agosto de 2011

NO PÉ DA SERRA




Este lugar lindo, fica aqui pertinho, na fazenda de amigos, ali podemos pescar, descansar, ler um bom livro tranquilamente ou mesmo jogar conversa fora...é muito bom!!!
É logo ali ... no pé da serra...
Tenha uma linda semana, recheada de bençãos!

beijinhos
Tina

''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UM SÁBADO AZUL ( blogagem coletiva)





É TÃO BOM OLHAR ATRAVÉS DE JANELAS ABERTAS...

DE DENTRO PARA FORA: O RÍTMO DA VIDA QUE PASSA.
DE FORA PARA DENTRO: O INTERIOR NÃO COMPARTILHADO
Milena Medeiros

Que voce tenha um final de semana abençoado!

beijinhos
Tina

terça-feira, 23 de agosto de 2011

BOLO DE PANELA


A chapa quente do fogão era lugar para uma cafeteira de ágata. Quando não o café, um chá de folha de laranjeira. Minha amiga Maria Alice, nascida em Mossâmedes, Goiás, viveu a cozinha como eu vivi. Contou-me que quando era mais jovem propunha um negócio a Deus: ela trocaria um ano de sua vida agora por uma única noite na cozinha de sua casa. Toda noite era igual. Ela conta: “A mãe dizia: ‘Vou é lá fora apanhar umas folhas de laranjeira prá fazer um chá pra nós...’ O pai advertia: ‘Mulher, você vai é ficar estuporada. Está com a cara quente do calor do fogo e vai sair na friagem? Vai acabar de boca torta...’ Ela nunca seguiu a advertência do marido e nunca ficou de boca torta.



Sobre o fogo uma panela de ferro coberta com uma tampa de lata de óleo de 18 litros, com brasas em cima. Dentro da panela, um “bolo de panela”. É preciso dizer que é “bolo de panela” para diferenciar dos outros, que são de forno. Bolo de panela é bolo de pobre que não tem forno. As brasas na lata são para assar o topo do bolo. De fubá, com pedacinhos de queijo Minas. A tecnologia não era perfeita. Um momento de distração e a brasas queimavam a crosta. Mas esses pedaços queimados eram mais gostosos

No soup for you

 E a  manteiga escorria no bolo quente...


(parte do texto" A Cozinha" de Rubens Alves - Correio Popular, Caderno C, 31/07/2005.)


O bolo descrito neste texto foi muito usado por aqui no meu cantinho, eu mesma  comi muitas vezes, e me lembro do tanto que é gostoso. Confesso que nunca fiz, é preciso uma certa "técnica", que desconheço.Mais uma vez um texto de Rubens Alves me faz embarcar em uma deliciosa viagem no tempo.
Se voce quizer ler o texto na íntegra veja -aqui!


beijinhos
Tina
 

domingo, 21 de agosto de 2011

DOCE DOMINGO

Por aqui o domingo foi tranquilo... quente... moroso e...doce.
o engenho foi bem lavadinho, e a criançada alvoroçada... dizia;  tem caldo de cana!!! ou como dizemos por aqui, garapa.



Cana cortada, é cuidadosamente descascada...


Enquanto esperam os "netinhos" chupam a cana suculenta ...


...  que vai sendo moída, uma a uma...

... e o caldo verde e doce escorre como uma bica para dentro da caneca...


...no copo , a linda cor ...



E encerramos o domingo sentindo descer pela garganta seca o caldo doce e bom... mas o maior prazer é ver a alegria das crianças , que ajudaram desde o momento de cortar a cana, e agora se deliciam com a saborosa "garapa".




  Tenham uma linda e abençoada semana
beijinhos
Tina

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ENTARDECER

Saímos à tardinha , marido e eu, apreciando o entardecer no meu cantinho, fiz estas fotos que compartilho agora, espero que voce goste.














Já escuto a lenha no fogão
A estalar com o fogo ardendo
E a panela de feijão fervendo
O cheirinho bom do franguinho caipira
Que dá até água na boca
Arreégua!!! que coisa boa!!

É hora de tomar um banho
tirar o  suor da lida
Essa é a minha vida
Nesse paraiso entre as serras
Com esta paisagem tão bela
Num cantinho de Mina Gerais

(Entardecer na roça - Zé da Roça)

beijinhos
Tina




domingo, 14 de agosto de 2011

OS IPÊS ESTÃO FLORIDOS

Do Meu Cantinho na Roça

do Meu Cantinho Na Roça

Conheci os ipês na minha infância, em Minas, os pastos queimados pela geada, a poeira subindo das estradas secas e, no meio dos campos, os ipês solitários, colorindo o inverno de alegria. O tempo era diferente, moroso como as vacas que voltam em fim de tarde. As coisas andavam ao ritmo da própria vida, nos seus giros naturais. Mas agora, de repente, esta árvore de outros espaços irrompe no meio do asfalto, interrompe o tempo urbano de semáforos, buzinas e ultrapassagens, e eu tenho de parar ante esta aparição do outro mundo. Como aconteceu com Moisés, que pastoreava os rebanhos do sogro, e viu um arbusto pegando fogo, sem se consumir. Ao se aproximar para ver melhor, ouviu uma voz que dizia: “Tira as sandálias dos teus pés, pois a terra em que pisas é santa”. Acho que não foi sarça ardente. Deve ter sido um ipê florido. De fato, algo arde, sem queimar, não na árvore, mas na alma. E concluo que o escritor sagrado estava certo. Também eu acho sacrilégio chegar perto e pisar as milhares de flores caídas, tão lindas, agonizantes, tendo já cumprido sua vocação de amor.


Mas sei que o espaço urbano pensa diferente. O que é milagre para alguns é canseira para a vassoura de outros. Melhor o cimento limpo que a copa colorida. Lembro-me de um pé de ipê, indefeso, com sua casca cortada a toda volta. Meses depois, estava morto, seco. Mas não importa. O ritual de amor no inverno espalhará sementes pela terra e a vida triunfará sobre a morte, o verde arrebentará o asfalto. A despeito de toda a nossa loucura, os ipês continuam fiéis à sua vocação de beleza, e nos esperarão tranqüilos. Ainda haverá de vir um tempo em que os homens e a natureza conviverão em harmonia.
Agora são os ipês rosa. Depois virão os amarelos. Por fim, os brancos.

Cada um dizendo uma coisa diferente. Três partes de uma brincadeira musical, que certamente teria sido composta por Vivaldi ou Mozart, se tivessem vivido aqui.
Primeiro movimento, “Ipê Rosa”, andante tranqüilo, como o coral de Bach que descreve as ovelhas pastando. Ouve-se o som rural do órgão.

Natureza Bela

Segundo movimento, “Ipê Amarelo”, rondo vivace, em que os metais, cores parecidas com as do ipê, fazem soar a exuberância da vida.



Projeto ipê
Terceiro movimento, “Ipê Branco”, moderato, em que os violoncelos falam de paz e esperança. Penso que os ipês são uma metáfora do que poderíamos ser. Seria bom se pudéssemos nos abrir para o amor no inverno...

Natureza Viva
Corra o risco de ser considerado louco: vá visitar os ipês. E diga-lhes que eles tornam o seu mundo mais belo. Eles nem o ouvirão e não responderão. Estão muito ocupados com o tempo de amar, que é tão curto. Quem sabe acontecerá com você o que aconteceu com Moisés, e sentirá que ali resplandece a glória divina... (Tempus Fugit, pág. 12 Rubem Alves).


Espero sinceramente que voce, como eu, tenha gostado deste texto...
Tenham todas uma linda semana!

beijinhos
Tina

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UM SÁBADO AZUL ( blogagem coletiva)

Eu te desejo um final de semana tranquilo, feliz, de amor , paz e união em família.
Deus te abençoe ricamente neste final de semana!


Beijinhos
Tina