O tacho de cobre é tradição nas cozinhas de Minas, e nas cozinhas do meu cantinho não poderia ser diferente.
Mesmo a vigilância Sanitária Mineira tendo proibido o uso de utensilios de cobre, dizendo que faz mal à saúde, as cozinhas mineiras continuam com o tradicional uso destes utensílios.
O mais importante é cuidar bem do tacho.
Aprendi desde pequena a fazer bem a higienização do tacho antes de usa-lo, mamãe nos ensinou assim:
A gente aquece o tacho e junta o sal. Depois, corta um limão ao meio. Passa as metades do limão espremendo por todo o vasilhame, limpa todo o tacho até que ele tire todo o zinabre – nome popular do Azinhavre, uma camada tóxica esverdeada que se forma no metal resultante de oxidação
.Depois, enxagua o tacho sem sabão para tirar todo o azedo. Não pode por nem palha-de-aço, nem sabão em cima do azedo, se não o zinabre volta rápido. Tem que tirar todo o limão. Então, passa o sabão e com a palha de aço, areia bem, enxagua e seque.
Coloca o tacho seco no fogão e os ingredientes do doce.
As goiabas fresquinhas colhidas ali na horte-jardim, uma a uma, lavadas e limpas com cuidado
Logo a casa se enche de perfume, perfume de goiabada, que borbulha crepitando no tacho
Depois do ponto dado , colocamos nos caixotinhos
Forrados com plástico, vão para a prateleira da despensa
e mais tarde...
...com um bom pedaço de queijo fresco, adoça os nossos dias.
Muitos outros doces saem destes tachos, mamão ralado, figo, abóbora, banana,o doce de leite tão famoso, e muitos outros...
Espero que esta postagem adoce sua vida
beijinhos
Tina
Coisa boa e linda isso! beijos,deu vontade!!!chica
ResponderExcluirAi amiga, vc sempre passando vontade na gente.. rsrsr. Delicia, amo goiabada com queijo entao nem se fala.
ResponderExcluirBjus e feliz pascoa.
Alice
Oi,Tina!
ResponderExcluirQue postagem deliciosa,minha amiga! E vem com o sabor doce da tradição dos maravilhosos doces mineiros... Goiabada e queijo ( o popular "Romeu e Julieta",né? ), formam um dupla imbatívelmente saborosa! Quem resistirá a esta tentação ? (Rs...) Pena que moro tão longe aí do teu cantinho de gostosuras...(Rs...) Também adorei saber o segredo dos tachos de cobre!
Beijinho doce e carioca pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")
Tina Querida!
ResponderExcluirIsso é tudo de bom...(goiabada cascão com queijo)Huumm, Tenho um tacho de cobre no qual faço meus doces. Faço a higienização como voce, lembro que minha mãe tinha um tacho e uma bacia de cobre, quando ia usá-los, limpava com limào e sal para ela. Lindas e saudosas recordações!
Abraços e uma santa semana!
Tina, tenho um post que se chama "por aqui é assim que se faz", ffala justamente sobre meu doce de goiaba de comer de colher feito no tacho de cobre, passa lá em casa depois e veja, ficou uma delícia.
ResponderExcluirbom feriado bem mineirinho, com muita tradição e procissões
Tina boa noite ,vc me fez lembrar uma vez que fui a via mão ,rio grande do sul e quando cheguei lá estavam fazendo a chimia é assim que chamam lá a goibada,eles se juntam num galpão com uma tacho enorme,feito num fogão improvisado no meio do galpão e uma pá que mais parece um remo e ali em volta ficam cantando numa longa prosa a noite toda e a cada hora é um que meche aquele tacho cheio de açucar e goiabas inteiras limpinhas, vai se transformando numa goiabada casção divina e vai cachaça,chimarrão muita gaita e dança em volta do taço a noite toda e todos vestidos com suas bombachas e as mulheres(prendas) com vestidos longos muito interessante,até ganhamos um lenço que é ua honra, fazem para vender ou para a familia toda é uma tradição essa reunião
ResponderExcluirTina,
ResponderExcluirA primeira imagem não consegui visualizar.
Eu amo doce de goiaba. Você acredita que aqui não tem goiaba? Lembra que comentei que comprei goiabada cara.rs
Mas pelo menos eu posso matar a vontade aqui.rs
Feliz Páscoa nessa roça maravilhosa.
Beijos
Oi Tina,
ResponderExcluirNa nossa cozinha local nunca tivemos o hábito de cozinhar nos tachos em cobre, mas eram muito usados como objectos decorativos nas nossas cozinhas. Ainda hoje se vendem em feiras e em casas de comércio tradicional. As cataplanas são as mais usadas na nossa cozinha que vão à mesa de refeição. Toda a gente tinha pelo menos uma cataplana em casa. Hoje são raras de ver. Também temos muitas peças miniaturas em cobre apropriadas para decoração e oferecer como lembrança.
Parabéns por dar destaque a estes belos exemplares de cobre.
Votos de uma Santa Páscoa para si, família e amigos e a todos os visitantes e leitores deste maravilhoso blog.
Um grande beijo**** Feliz Páscoa 2011
nooooooooooossa, vi muito minha avó fazer esse doce de goiaba....tem coisa melhor que queijo com goiabada?? so se for goiabada com queijo! (ai que tristeza....familia dengosa...uma hora dessa era para estarmos todos andando na praça!)...junho...."vem ni mim!"
ResponderExcluirCoisas lindas de se ver...Delíci.
ResponderExcluirBjs,
Tina... se um dia você abrir sua roça para visitação, você me avisa?
ResponderExcluirE também deixa eu brincar entre os pés de café e curtir o dia todo na sua horta-jardim?
Cada dia mais eu acho que estou morando no lugar errado... na cidade...
rsssss...
beijinhos,
Nossa! Sou doida por uma goiabada tipo Cascão!
ResponderExcluirGostaria de fazer uma coleção de diversos tipos de goiaba, quem pode me ajudar, em sementes e foto da mesma . Em contrapartida arranjo eventualmente sementes de frutos nativos ou plantas aqui de Portugal, onde moro a 23 anos, mas sou do RJ, Vila da Penha meu email marciano.c.goncalves@gmail.com .
ResponderExcluirObrigado a todos os amantes de frutas exóticas que é o meu passa tempo com pequena produção.
Marciano
Gostaria de fazer uma coleção de diversos tipos de goiaba, quem pode me ajudar, em sementes e foto da mesma . Em contrapartida arranjo eventualmente sementes de frutos nativos ou plantas aqui de Portugal, onde moro a 23 anos, mas sou do RJ, Vila da Penha meu email marciano.c.goncalves@gmail.com .
ResponderExcluirObrigado a todos os amantes de frutas exóticas que é o meu passa tempo com pequena produção.
Marciano