Estas foram confeccionadas por artesãos de Pedras de Maria da Cruz, localidade à margem do Rio São Francisco, entre Montes Claros e Januária, Minas Gerais. A comunidade foi alvo de trabalho conjunto do antropólogo Ricardo Lima, DER, Petrobrás, Ibama, Instituto Estadual de Florestas e Horto de Januária.
Com pés são muito usadas como revisteiros ou até mesinha...
Ovais
Redondas
Longa funda
E longa rasa...
As gamelas continuam fazendo sucesso, não só na cozinha mineira ...agora com charme e delicadeza ganharam espaço em toda a casa, principalmente no estilo rústico..
Essas peças me fascinam, e acreditem, nunca tive uma ... preciso providenciar ...
beijinhos
Tina
Oi Tina tudo bem,adorei as gamelas,na casa de minha nona ou vo tinha varias destas gamelas eram usadas pra tudo no lugar de bacias hoje em dia e dificil encontrar alguem que use,mas valeu a lembrança do passado,bjs querida amiga
ResponderExcluirTina querida!
ResponderExcluirEu amo gamelas! Tenho duas que comprei quando fui para Santa Catarina, na beira da estrada os artesões vendem. Estou com vontade de pinta-las.
Abraços! Uma boa noite pra ti.
Lindissimas...eu adorei!!!! tambem não tenho nenhuma...tambem quero...
ResponderExcluirBjokas
Olá Tina. Gostei muito das suas gamelas.Tenho uma igual a uma redonda com asinha que apresenta quase no inicio, foi-me oferecida há 25 anos por uma amiga que tinha uma lojinha de artesanato.
ResponderExcluirEstá na minha cozinha rural, serve de fruteira.
A última foto, a pequenina, tenho 6 que outro amigo me trouxe do Brasil, para aperitivos, dei-as à minha filha, trazem até grafinhos em madeira.
Vê como estamos próximas, apesar de termos um oceano pelo meio?
Beijos
Isabel
A minha sogra tinha uma exatamente igual à 3ª foto, aquela que só se vê um pedaço.
ResponderExcluirEla usava-a para fazer o formato das broas de milho, antes de as deitar para o forno dava-lhes duas ou três voltas na gamela para ficarem arredondadas. Depois punha-as na pá e colocava-as no forno.
Tenho a ideia de que ela dava outro nome à gamela mas não tenho a certeza.
Boas lembranças que me trouxe, obrigada, bj
Adoro essas peças.Tenho uma larga e funda que serve como fruteira.Casa da Rose sem gamela não é casa da Rose...srsrsrsrsr
ResponderExcluirAcho-as lindas e bem caipiras.
Tina querida!
ResponderExcluirDias lindos e abençoados pra ti e os seus.
Voltei para dizer-lhe que no meu cantinho
tem um selo pra ti (com carinho)
Abraços!!!
Oi!
ResponderExcluirAdorei as redondas e ovais, e deve ficar uma graça colocalas na mesa!
Bjs; Nini
http://ninifazendoarte.blogspot.com/
Olá amiga, chegou de viagem, tá cansada , volta lá tem cafézinho fresquinho sim. tenho uma gamela velhinha, tão velhinha que até pintei para disfarçar.coloco nela alho, batatas e cebolas, mais essas aí estão tão lindas... bem queria uma dessas... beijos de paz.
ResponderExcluiroi Tina, obrigada pelo carinho senti seu abraço e vi o seu sorrizo cativante ...beijos a todos
ResponderExcluirOlá Tina, até parece mentira que não tenha uma gamela!
ResponderExcluirEu tenho uma que foi presente de uma minha amiga Elisabeth, de Olinda, Pernambuco, Brasil. É muito parecida com as da 1.ª imagem, em forma circular. Através do tempos as gamelas ganharam outras funções, e talvez por isso nunca a utilizei na cozinha, mas apenas como peça decorativa.
Na terra onde nasci e cresci havia também gamelas de madeira (GRANDES) que eram utilizadas para se dar de comer aos animais. Hoje em dia estas gamelas já só são consideradas peças de artesanato.
Obrigada por mostrar estes belos exemplares.
Bjs/Paula
quero comprar uma gamela e não encotro. Aqui no estado do Paraná não tem.
ResponderExcluirNo Mercado Modelo em Salvador você encontrará gamelas. Bjs!
Excluirquero comprar uma gamela, não encontro aqui no Paraná. (cristia 044 98620211) (cristinapvai@gmail.com)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs gamelas – mais precisamente os gamelões, me remetem ao tempo da roça...
ResponderExcluirLá em casa havia um gamelão parecido com os das fotos 4 e 8 (quando a gente diz “lá em casa” geralmente é casa dos pais onde a gente nasceu – naquele tempo nascia-se em casa, sob os cuidados de uma parteira... – e viveu como criança, jovem ou mesmo adulto, ainda solteiro naquela sadia convivência de um “grupo familiar”)...
E minhas avós – que moravam muito perto – a uns 400 metros – eram dois sítios contíguos (herança) de 5 e de 4 alqueires mineiros, tinham também desse e as gamelas menores (de mesa)...
Os gamelões eram muito usados para temperar grande volume de carne, por exemplo, quando se “matava” porco (capado engordado em cevas”), e geralmente conserva-se todo para uso da família ou vendia-se “uma banda” (a metade). O gamelão lá de casa era de “pau d’alho”, acredito que para aproveitar o cheiro de alho da sua madeira e ajudar no sabor...
=> Nem sei que fim levou...
Beleza, esse seu blog.
Parabéns pela sua sensibilidade.
Bom dia!Adorei o blog! Parabéns! Gostaria de saber como higienizar e conservar as gamelas. Aqui no RS usamos no preparo da carne para churrasco. Obrigada!
ResponderExcluirOi , gostaria de saber os preços das gamelas (grande , media e pequena ) moro em juiz de fora mg queria fazer encomenda . entre em contato email : fernadafazafesta@hotmail.com muito obrigado .
ResponderExcluirAcabei de voltar de Porto Seguro e, comprei uma gamela maravilhosa. Por lá, encontra-se gamela de todos os tamanhos. E a maioria são feitas por índios, tem uma feira na Praia de Coroa Vermelha, que tem tantas gamelas, que é até dificil de escolher uma. E os preços são ótimos!
ResponderExcluirCheguei agora de là, fiquei louca com tanta variedade das gamelas mas só pude trazer uma por causa do peso!
ExcluirBOM DIA
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER QUAL O MAIOR TAMANHO DA SUA GAMELA REDONDA .
PODE TER ORELHAS.
MUITO OBRIGADO.