Marido munido de plantadeira , adubo, e feijão saiu cedinho para a roça...era dia de plantação...
Voltei na roça de feijão depois de um mes do plantio, e já estava assim
A roça de feijão ficou bonita, cresceu bastante, deu muitas flores, e depois muitas vagens... e chegou a hora da colheita.
Depois de arrancado o feijão fica no terreiro para que as vagens fiquem bem sequinhas
Queria mostrar pra voces a hora de bater o feijão, mas quando vi já estavam chegando com o feijão já batido...bem, com uma vara bate-se no feijão que está no terreiro, as vagens que estão bem secas se abrem e o feijão sai, depois coloca-se em uma peneira tira toda a sugeirinha e pronto, fica assim
Tem gente que passa o trator ou caminhonete por cima do feijão em vez de bater com vara, mas como aqui em casa é pouco feijão, só para o gasto mesmo, marido prefere a maneira tradicional mesmo.
Depois de tudo prontinho, marido coloca o feijão em garrafas pet, que bem cheinhas, e bem fechadas, conseguem deixar que o feijão não se estrague por até mais de um ano.
Aqui , uma parte do feijão que colhemos agora...
Já bem engarrafado está pronto para ir para a despensa.
Este feijão chamamos de bolinha, não sei o nome verdadeiro dele rsrsrs
Plantamos o feijão duas vezes ao ano, em fevereiro e a colheita em maio, e em outubro,colhendo em janeiro.
Espero que tenham gostado
Tenham todas uma linda semana!
beijinhos
Tina
tina, eu to de queixo caido! se o comentario fosse oral eu nao daria conta de fazer!! VOCES plantam o feijao que comem??????? plantar o que come...é meu sonho!!! eu queria que no mundo todas as pessoas comessem o que plantam no quintal...mas esse mundo é muito cor de rosa e eu gosto de azul!!!
ResponderExcluirOi Tina
ResponderExcluirNão estava conseguindo fazer comentários,mas não deixei de visitar o seu blog, que adoro, para matar a saudade! Conheço bem todas essas etapas, do plantio à colheita, parece mágica! e que Deus continue abençoando as suas plantações e as suas colheitas. Eu tenho uma comadre que continua na chácara e todo ano me presenteia com as pets com feijão, e realmente não junta os "carunchinhos".Em se tratando de roça, amiga tenho tanto a comentar... por enquanto vou curtindo o seu sítio!
Bjos
Tina,
ResponderExcluirIsso que é um post autêntico. Amei e amei! Lindas fotos.
Olha, marido tá de parabéns. Esse trabalho é arduo. Vi muito isso na roça.
Mas a recompensa é grande. Ver essas garrafas cheinhas de feijão, plantado e colhido com as próprias mãos e maravilhoso demais.
Agora, você trata de cozinhar um pouco desse feijão novo e dá pro marido ficar bem forte. Ele gasta muita energia.
Amiga, quero ver esse feijãozinho sendo cozinhado nesse fogão a lenha...tenho certeza que você vai fazer isso e nos mostrar..Risos
Ahhh faz um anguzinho de milho novo também. Rs
Dê os parabéns ao seu esposo e tenha uma abençoada semana.
Beijos
Bom dia Tina a colheita foi boa o feijão ta bonito né,beijos querida.
ResponderExcluirTina, maravilhoso trabalho, não é fácil a lida no campo, só quem tem muita determinação e força consegue colher os frutos do trabalho. Fiquei com água na boca só de ver esse feijão novinho ... Hummmmm Bjs Parabéns pela autenticidade do blog.
ResponderExcluirTrabalheira danada, sô!
ResponderExcluirMas sei que vale a pena.
Tina, vc é única aqui neste mundo virtual.Mostra-nos a verdadeira face de um cantinho encantador com todas as suas virtudes e belezas.
Bjs.
adoro ler suas postagens, parece que ouço você contar sobre sua vida na roça. imagino que delicia viver essa paz da vida no campo! fico esperando passar o fim de semana pra saber de vocês. bjs
ResponderExcluirHuummm feijao novinho, cozidinho, com arroz, banana frita, pimentinha,..hummm preciso de mais nada...rsrs
ResponderExcluirPost lindo de se ver, a vida properando...
Bjs e otima semana
Olá Tina!!
ResponderExcluirMenina que coisa boa!! Plantar, colher e comer!! Sei bem o que é isso... Não vejo a hora de chegar o final de semana, pois lá na roça dos meus pais tem um feijãozinho me esperando pra ser tirado das vargens, meu pai faz essa técnica de colocar no sol e bater pra facilitar a retirada dos grãos, mas ele sempre guarda um pouquinho pra mim tirar com as mãos mesmo os grãos das vargens, pois tenho isso como uma espécie de terapia!! rsrs...
Há!! Amo a qualidade das suas fotos!! São perfeitas!!
Bjs!!
AH TININHA, QUE MALDADE! ESTE FEIJÃO É DEMAIS DE BOM!CALDO GROSSO E CLARINHO!! TINA O VENDAVAL PASSOU, MAS AQUI JÁ ESTÁ TUDO VOLTANDO AO NORMAL, O SERVIÇO DE RECOLOCAÇÃO DE TELHAS E CALHAS ESTÃO QUASE SE FINDANDO,MAS O QUE IMPORTA É ESTAMOS BEM, DEUS NOS PROTEGEU! E AGORA ESTOU APROVEITANDO PARA VISITAR MINHAS AMIGAS QUERIDAS E VC É UMA DELAS! BJOSSSSSSSSSS AMEI OS POSTSSSSSSSSSSSSSSS LINDOO!
ResponderExcluirTina... que coisa mais linda!
ResponderExcluirÉ emocionante ver como as plantas se desenvolvem e nos dão o seu melhor... sempre, né?
Obrigada por compartilhar!
beijinhos e boa semana,
Vou me lembrar dessa postagem toda vez que cozinhar feijão. Vou valorizar ainda mais o que eu já amava.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
Olá Tina, depois de um fim de semana XXL em Forninhos estou de regresso ao seu cantinho.
ResponderExcluirEm Forninhos o cultivo, secagem, o bater/malhar do feijão, olhe, é tudo é igual, menos a forma como guardamos o feijão. Nós guardamos em bolsas de pano que são metidas em arcas de madeira para melhor conservar. Também já há quem o guarde na arca frigorífica. Sinais dos tempos.
Nesta altura temos já o feijão verde, vagem.
@té depois
Bom dia
ResponderExcluirQue lindo o seu blog.
Eu adorei este lugar, por isso entrei sem pedir licença.
Tenha um lindo dia!
abraço amigo
maria Alice
Ai Tina, dá uma inveja de você sabia (mas inveja boa tá). Vida no campo, ar puro, comidinha caseira, saudável, sem contar do prazer em comer daquilo que você mesma custiva né... ooooooooo coisa boa. Que DEUS continue abençoando cada vez mais seu cantinho e sua família minha amiga.
ResponderExcluirAbraços
Juliana
que maravilha!!! que DEUS continue abençoando essa sua terra maravilhosa!!!!!
ResponderExcluir