As cabaças plantadas nasciam como aboboras espalhadas pela roça
Meu avô sabia direitinho quando estava pronta para ser colhida, tinha que estar bem sequinha, senão apodrecia.
Ele escolhia a cabaça, fazia um buraquinho bem encima e enchia de água, não sei quanto tempo ficava trocando a agua duas vezes ao dia, e as sementes iam saindo, ela ia ficando limpinha por dentro.
Quando estava prontinha amarrava um cipó no pescocinho dela, para poder carregar e no buraquinho , fazia uma tampinha com sabugo.
Todo dia bem cedinho enchia a cabaça de água fresquinha da mina, ou da cisterna (poço), e saia pra roça...quando o sol esquentava a agua ainda estava fresquinha
Outras cabaças eram cortadas ao meio, e serviam como bacias para lavar arroz, eram usadas na cozinha para beber água do pote. Sinto ainda o frescor da agua tirada do pote de barro com uma cuia...
As cabacinhas pequeninas tambem cortadas ao meio davam exelentes cuias para beber água,ou pegadores de arroz, feijão, açucar etc
Até hoje meu pegador de arroz é uma cuiazinha...
No artezanato as cabaças são muito usadas, e se tornam peças maravilhosas
Estas tres últimas imagens, são minhas cabacinhas, que pintei e fiz decoupage,ficou simples mas bonitinhas.
lindas casinhas de passarinhos
Um produto simples, rústico, e com tantas opções de uso...dá até vontade de plantar cabaça rsrsrs
beijinho
Tina
Um final de semana tranquilo e feliz para voces!
E não é verdade????
ResponderExcluirTenho uma pequena como dosador de sabão em pó.Adoro o artesanato com cabaças.
Lembro-me bem da minha mãe lavando arroz em uma....Saudade!
Bjs, Tininha querida.
Olá ,tbm trabalho com cabaças e adorooo!!!
ResponderExcluirEstou te seguindo ,apareça .
bjs
Onde vc mora eu quero umas cabaça, é q eu jogo capoeira, e quero fazer um berimbal, qualquer coisa manda uma mensagem.
ExcluirLIndas suas artes com cabaças, e á materia como sempre deliciosa!!!Onde compro cabaças??bjss e bom fim de semana!!!
ResponderExcluirMenina! Que postagem legal! As cabaças são interessantes e úteis. Está na época de plantar ...
ResponderExcluirOi Tina, vim dar uma espiadinha..Aqui no Sul usamos as cabaças para fazer cuias para tomar nosso tradicional chimarrão.. Parabéns. Um beijão.
ResponderExcluirolá tina, amiga sabe que eu tenho uma cabaça cortada ,que é até hoje meu pegador de arroz!!!! sua postagem me lembra a roça do meu tio ,na minha infância as cabaças viravam de tudo, até cofrinho para nossas moedinhas, aí que saudades... mas as casinhas de passarinhos é uma idéia divina....beijos.
ResponderExcluirAdorei esta postagem!!! Tina querida fiquei um tempão apreciando cada detalhe e até copie as fotos das casinhas... Também me vieram boas lembranças, quando criança morei no sertão de Pernambuco e a cabaça nos valia pra tudo!
ResponderExcluirUm beijo no seu coração.
Olá Tina!!! já tivemos plantado no sítio essas cabaças...não usei propriamente para artesanato, mas fiz vasinho delas e plantei cactos. tem algumas que não precisa fazer nada parecem gansos!!! plantei algumas sementes que já nasceram, logo, logo terei mais algumas...
ResponderExcluirMUITO LINDAS SUAS CABAÇAS,QUE IDEAS OTIMAS DE CASINHAS DE PASSARINHOS ADOREI.
ResponderExcluirSeu blog, como sempre, lindo e deixa a gente com saudade da infância e dos familiares que estão longe ou já se foram. parabéns!
ResponderExcluirAchei linda as decorações feitas com "PORONGOS". Aqui nós usamos para fazer cuia para chimarrão.
ResponderExcluirIncrível as mudanças ou diferenças dentro do nosso país.
Teu Blog é lindo. Bjs
sabe que sua historia lembrou muito de minha infancia, cara vc não tem ideia como era iguazinho na fazenda de meu avô, minha avó fazia tudo com as cabaças que meu avô cultivava.
ResponderExcluircomo se chama esse fruto que se come no almoço , com ensopadinho de boi . segue link da imagem http://prntscr.com/3x2grc
ResponderExcluir