Qual é o lugar mais importante da sua casa? Eu acho que essa é uma boa pergunta para início de uma sessão de psicanálise. Porque quando a gente revela qual é o lugar mais importante da casa, a gente revela também o lugar preferido da alma. Nas Minas Gerais onde nasci o lugar mais importante era a cozinha. Não era o mais chique e nem o mais arrumado. Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as crianças se comportavam bem, era só sorrisos e todos usavam máscaras. Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria .....Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas... (Rubem Alves)
As pessoas da cidade, que só conhecem a chama dos fogões a gás, ignoram a arte que está por detrás de um fogão de lenha aceso. Se os paus grossos, os paus finos e os gravetos não forem colocados de forma certa, o fogo não pega. Isso exige ciência. E depois de aceso o fogo é preciso estar atento. É preciso colocar a acha suplementar, do tamanho certo, no lugar certo. Quem acende o fogo do fogão de lenha tem de ser também um atiçador.(Rubem Alves)
O fogão de lenha nos faz voltar "às residências de outrora, as residências abandonadas mas que são, em nossos devaneios, fielmente habitadas" (Bachelard). Exupèry, no tempo em que os pilotos só podiam se orientar pelos fogos dos céus e os fogos da terra, conta de sua emoção solitária no céu escuro, ao vislumbrar, no meio da escuridão da terra, pequenas luzes: em algum lugar o fogo estava aceso e pessoas se aqueciam ao seu redor.( Rubem Alves)
Já se disse que o homem surgiu quando a primeira canção foi cantada. Mas eu imagino que a primeira canção foi cantada ao redor do fogo, todos juntos se aquecendo do frio e se protegendo contra as feras. Antes da canção, o fogo. Um fogo aceso é um sacramento de comunhão solitária. Solitária porque a chama que crepita no fogão desperta sonhos que são só nossos. Mas os sonhos solitários se tornam comunhão quando se aquece e come.( Rubem Alves)
Oi amigas...sou mineira( não de nascimento mas de coração) e como boa mineira não podia deixar faltar na minha cozinha ,o bom fogaõ à lenha,aí está ele (bem detonadinho,é muito usado...)Me identifiquei muito com tudo que Rubem Alves escreveu em A CASA DE RUBEM ALVES , não podia deixar de compartilhar com voces.......Rubem Alves ainda escreve ...-
.....Nas casas de Minas a cozinha ficava no fim da casa. Ficava no fim não por ser menos importante mas para ser protegida da presença de intrusos. Cozinha era intimidade. E também para ficar mais próxima do outro lugar de sonhos, a horta-jardim. Pois os jardins ficavam atrás. Lá estavam os manacás, o jasmim do imperador, as jabuticabeiras, laranjeiras e hortaliças. Era fácil sair da cozinha para colher xuxús, quiabo, abobrinhas, salsa, cebolinha, tomatinhos vermelhos, hortelã e, nas noites frias, folhas de laranjeira para fazer chá..... Minha cozinha tambem fica no final da casa, e minha horta-jardim tambem fica ali atrás.
vejam em http://www.rubemalves.com.br/cozinha.htm
um grande abraço
Oi tina amei o seu fogão a lenha, tbm tenho um , que um dia já foi de vermelhão. hoje é de ladrilhinhos antiguinhos, vou postar ele no meu blog, bom demais ter horta e jardim, só quem tem sabe o que é bom...abraços.
ResponderExcluirDeu-me uma vontade de ter uma igual...
ResponderExcluirQuem sabe um dia...
Adorei tudo!
Beijos!
Olinda
Nossa que lindu...... estou fazendo minha casinha moro em na cidade de Atibaia este fogão é o que eu quero, quanto mais velho mais lindu........... Parabéns .
ResponderExcluirMeu e-mail é olimpia-pires@hotmail.com
abraços Olimpia e Elcio bairro Maristela 2 cidade de Atibaia SP
Ameiiiii o fogão a lenha!!!Um sonho de consumo!!Saudades da casa da vovó e das suas delicias!!!Hum...fiquei nostálgica!!
ResponderExcluirBjinho grande
Estava procurando informações sobre fogão a lenha e vi sua página. Me deliciei com tudo. Já tenho meu fogão a lenha, por que a gente sai de Minas, mas Minas não sai da gente. Gosto mesmo é de um frango caipira com quiabo, que minha mulher aprendeu a fazer com minha mãe. Isso é tudo de bom pra vida da gente.
ResponderExcluirMeu esposo e eu estamos buscando idéias para fazer uma cozinha parecida com esta. Mas, o que me chamou mais a atenção foi o significado de tudo isso pra você. Também queremos que o nosso cantinho seja cheio de vida, como é o seu.
ResponderExcluirAbraços e parabéns por ter e compartilhar algo tão bom assim.
Oi Tina, achei esta postagem muito interessante e fiquei com vontade de ter um fogão a lenha,pois, no Sul é muito frio, e um fogao a lenha tem seu valor, hem?!!!
ResponderExcluirPor favor visite o meu blog tambem. bjsonia
http://chavesdoequilibrio.blogspot.com.br/
eu fiquei encantada com a cozinha e com o fogão de lenha,acho as coisas simples muito mais bonita do que as coisas modernas e sofisticadas.Amo uma bolo de fubá com um café feito no fogão a lenha.
ResponderExcluirMuito bom,vou começar a construir o meu esta semana,já tenho tudo comprado será pequeno pois tenho pouco espaço,mais o que importa é ter um.
ResponderExcluirola como voçe , tambem se tor não sou mineira de nacimento mas tambem de coração.adorei tudo que foi falado aqui nesse site,e bem do jeito que ja vivi quanta saudades queria tanto que voltasse au passado.proucurei esse site justamente porque estou com saudade de comer carne de porco de lata vou fazer agora que sei como fazer, quando pequena em minas comia mas não sabia como fazer.agora ja sei .qero saber mas quanto mas fala de minas melhor , adoro saber de tudo dos tempos antigos de minas.bjos
ResponderExcluirisabel jaboatao dos guararapes pe.amo o campo fogao a lenha mais aqui onde moro fica dificil ter um quando eu era criança na minha casa tinha um mais agora tudo mudou tenho tanta saudade da minha infancia
ResponderExcluiramo tudo isso moro na roça no interior da bahia sou louca por roça eu me encontro com Deus quando olho tanta coisa linda . as arvores os passarinhos a chuva o sol quente amo demais e amei seu fogão de lenha tenho um , grande e amo cozinhar nele . amei seu blogue
ResponderExcluireu amo tudo que posta da roça amei demais seu fogão fale mais das coisas antiga volto ao passado. lembrando da vó . obrigado por tudo
ResponderExcluiramo muito o interior o saudade de tudo tempos bons mais um dia voltarei pras coisas que la deixei
ResponderExcluirOi, D. Tina.
ResponderExcluirBom Dia !
Como se pode ter Saudades do que não se conhece ?
Achei seu Blog na página do Pinterest.
Olhando seu Blog, fogão a lenha, senti um calor muito grande aquecendo meu coração.
Saudades de quem já se foi, Saudades do que não conheço, Saudades de aconchego, de abraços de pessoas amadas.
Muito Obrigada por compartilhar tanto Amor, tanta Saudades, Simplicidades que abraçam, que acolhem,que falam através de imagens,de tons,de textos.
Amei seu Blog, vou guardálo em uma pasta que tenho, que nomeei "Saudades", "e de um tempo em que esta muito Feliz e não sabia !!!!"
Gostaria muito de poder voltar no tempo, com a cabeça que tenho hoje.
Tudo seria muito diferente.
Pena que não temos o poder de voltar no tempo.
Obrigada por seu tempo, Obrigada por seu Maravilhoso Blog.
Deus Te Abençõe.
Obrigada por mexer com emoções escondidas, guardadas no fundo de minha alma.