COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

MAR DE MONTANHAS



Amo a paizagem daqui onde moro (Sul de Minas Gerais), quando olho esse mar de montanhas, me dá uma paz!!!
Por isso os lugares que mais gosto de andar, passear, são nos lugares altos onde podemos ter esta paizagem maravilhosa.



e mais esta...


Daqui de cima avisto cafezais, estradinhas que parecem trilhos de formiga, pastos verdejantes e...


fazendas centenárias, que parecem não sentirem o tempo passar


Diversos tons de verde,azul um pouquinho de marrom, formam este s quadros inspiradores feitos pelas mãos do Criador...tudo isso me enche o coração...e me faz a cada dia amar mais este meu  Cantinho na Roça.



PRESERVAÇÃO




Amava a casa de minha avó, uma casa grande, com muitas e enormes janelas,o assoalho de tábuas largas, meu avô brigava quando lavávamos a casa, hoje eu entendo o porque...os barrotes de madeira poderiam apodrecer...(foi o que aconteceu) e a casa teve que ser demolida.
Agora...choramos o leite derramado...a grande casa de pau-a-pique, não suportou a falta de cuidado.
E é agora só um quadro na parede, onde olhamos com saudades dos momentos deliciosos que passamos ali, e com tristeza pelo desleixo que tivemos com ela.
Por isso escrevo aqui no MEU CANTINHO NA ROÇA, se voce tem ainda uma casa que te traz boas e lindas lembranças, cuide bem dela, não deixe que ninguém a modifique, mantenha a história.
Descendo por esta estradinha tinha o monjolo,quanto café socado, quanta farinha torrada ali naquela casinha,as roupas eram lavadas ali pertinho, onde a água corria limpinha!
Fui lá outro dia prá ver o monjolo...e o que encontro?
Os restos mortais , do que foi tão útil na vida de meus avós e tios...Mais uma vez a história se repete, a falta de cuidado, fez com que meus filhos não conhecessem  a máquina artezanal movida a água que socava os grãos na minha época de criança.
Não tenho alegria de mostrar pra voces o que sobrou, mas vou mostrar, porque se voce tiver aí no seu cantinho, preserve-o.



Ve-se aí uma roda d'água que pertenceu ao moínho , onde era feito um fubá amarelinho que depois virava sopas, bolos... Foi-se tambem com o tempo, só restou a velha roda d'agua.


A bica d'agua do monjolo continua lá, olhando com tristeza tudo se acabar...

Preserve a sua história, não faça como nós, que vemos agora com tristeza , nossa história se acabando, por culpa  da nossa insensibilidade com o passado.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

O BANCO


Eu quero um banco, pra colocar em um lugarzinho bem gostoso aqui em casa, fui ver o preço...quase caí de susto...é caaaaro!
Fiquei decepcionada, o marido fez um banquinho de tábuas...tá bom...fica esse mesmo...mas o coraçãozinho ficou tristiiiiinho.
Foi aí que navegando pelos blogs das minhas amigas hoje de manhãzinha, encontrei isso, olhem que legal...sabem que acho que vou fazer...
Se voce tambem estiver querendo um banco, olhe aí a idéia.



De duas cadeiras velhas...


Faz-se um banco maravilhoso!!!
A idéia vi no blog da minha amiga Helena (Mistura de lar)

Gostaram?
Então comentem...

FOGÃO DE LENHA


Qual é o lugar mais importante da sua casa? Eu acho que essa é uma boa pergunta para início de uma sessão de psicanálise. Porque quando a gente revela qual é o lugar mais importante da casa, a gente revela também o lugar preferido da alma. Nas Minas Gerais onde nasci o lugar mais importante era a cozinha. Não era o mais chique e nem o mais arrumado. Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as crianças se comportavam bem, era só sorrisos e todos usavam máscaras. Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria .....Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas... (Rubem Alves)



As pessoas da cidade, que só conhecem a chama dos fogões a gás, ignoram a arte que está por detrás de um fogão de lenha aceso. Se os paus grossos, os paus finos e os gravetos não forem colocados de forma certa, o fogo não pega. Isso exige ciência. E depois de aceso o fogo é preciso estar atento. É preciso colocar a acha suplementar, do tamanho certo, no lugar certo. Quem acende o fogo do fogão de lenha tem de ser também um atiçador.(Rubem Alves)



O fogão de lenha nos faz voltar "às residências de outrora, as residências abandonadas mas que são, em nossos devaneios, fielmente habitadas" (Bachelard). Exupèry, no tempo em que os pilotos só podiam se orientar pelos fogos dos céus e os fogos da terra, conta de sua emoção solitária no céu escuro, ao vislumbrar, no meio da escuridão da terra, pequenas luzes: em algum lugar o fogo estava aceso e pessoas se aqueciam ao seu redor.( Rubem Alves)


Já se disse que o homem surgiu quando a primeira canção foi cantada. Mas eu imagino que a primeira canção foi cantada ao redor do fogo, todos juntos se aquecendo do frio e se protegendo contra as feras. Antes da canção, o fogo. Um fogo aceso é um sacramento de comunhão solitária. Solitária porque a chama que crepita no fogão desperta sonhos que são só nossos. Mas os sonhos solitários se tornam comunhão quando se aquece e come.( Rubem Alves)


Oi amigas...sou mineira( não de nascimento mas de coração) e como boa mineira não podia deixar faltar na minha cozinha ,o bom fogaõ à lenha,aí está ele (bem detonadinho,é muito usado...)Me identifiquei muito com tudo que Rubem Alves escreveu em A CASA DE RUBEM ALVES , não podia deixar de compartilhar com voces.......Rubem Alves ainda escreve ...-

.....Nas casas de Minas a cozinha ficava no fim da casa. Ficava no fim não por ser menos importante mas para ser protegida da presença de intrusos. Cozinha era intimidade. E também para ficar mais próxima do outro lugar de sonhos, a horta-jardim. Pois os jardins ficavam atrás. Lá estavam os manacás, o jasmim do imperador, as jabuticabeiras, laranjeiras e hortaliças. Era fácil sair da cozinha para colher xuxús, quiabo, abobrinhas, salsa, cebolinha, tomatinhos vermelhos, hortelã e, nas noites frias, folhas de laranjeira para fazer chá..... Minha cozinha tambem fica no final da casa, e minha horta-jardim tambem fica ali atrás.



Aí amigas, compartilhei com voces o lugar mais importante de minha casa(ao meu ver),meu fogão à lenha e minha horta-jardim, espero que tenham gostado. Se quizerem ver na íntegra o que Rubem Alves escreveu

vejam em http://www.rubemalves.com.br/cozinha.htm

um grande abraço