COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

QUITANDAS




A casa era grande, com inumeras janelas enormes por onde o sol e a brisa entrava com toda força.
A cozinha tambem muito grande, a pia era de madeira, como uma grande gamela com pés, da parede saia um caninho, e a água corria o tempo todo, não tinha torneira, a água vinha da mina direto para a pia da cozinha, e ali jorrava dia e noite.
No silêncio da noite, quando todos dormiam, o som da água caindo soava como uma música, relaxava, e o sono vinha rápido.
No fogão o fogo não se apagava, sempre tinha uma panela com água e o bule de ágata dentro, para manter o café aquecido, a chaleirinha de ferro fumegava, tinha horas que se pensava que sairia correndo, como uma Maria Fumaça.
Mas era nas sextas-feira que aquela cozinha ficava movimentada, as moças prendadas que só vendo, levantavam bem cedo, as tarefas da casa eram repartidas, e algumas ficavam ali, era o dia de fazer " quitandas".
O açúcar, a farinha de trigo eram comprados aos sacos, o fubá, polvilho e farinha de milho eram feitos por elas  ali mesmo na fazenda.
Na área da cozinha o grande forno era aquecido, e dali saiam as mais deliciosas , roscas, biscoitos, pães, broas, bolos, pães de queijo. As meninas com lenços na cabeça, iam e vinham com assadeiras repletas das mais variadas delicias. Não era pouco não, toda aquela quitanda tinha que abastecer a casa durante a semana.
Depois de tudo assado, vinha a limpeza, depois o cafezinho na mesa enorme rodeada de bancos.
Ali naquela mesa , coberta por uma toalha alvíssima, durante a semana toda , não faltavam aquelas quitandas saborosas, em grandes travessas cobertas por panos de prato bordadinhos.
Hoje , tudo é tão diferente...temos tudo à mão num piscar de olhos...biscoitos, roscas, pães variados, dependendo do lugar onde se mora, durante as 24 horas do dia...
Mas quando ouço estas histórias , sinto uma enorme vontade de reviver aquele tempo, onde tudo era mais difícil, mais cansativo,  mas sem quimica alguma, muito mais saudável.


É por isso que as sextas-feiras aqui em casa, é o dia das quitandas, vou corajosa para a cozinha, bolachinhas, roscas, pães, vão saindo do forno"eletrico", mas do forno do fogão à lenha tambem, enchendo a casa de um perfume embriagador.

E  a saudade de um tempo que não volta mais, tranborda do meu coração!
Então ...agoa já sabem o que é quitanda aqui na nossa região?
Quando nos mudamos para cá, vindos de Jundiaí estado de  São Paulo, quitanda para nós era um lugar onde se vendia frutas, verduras e legumes. Um dia na cidade minha irmã perguntou para uma pessoa onde encontraria uma quitanda, a pessoa pensou um pouco e disse:  Naquela casa tem uma senhora que vende, ela faz muito bem.  Minha irmã agradeceu e ficou  confusa, logo papai chegou e riu muito dela, só então explicou para nós a diferença
beijinhos

35 comentários:

  1. Oi amiga!
    Desse jeito vou acabar transpondo-me pela telinha só para tomar do seu café com quitandas. Que lindas roscas!!! Bem que você podia postar a receita também ...
    Uma das minhas bisavós materna era quitandeira famosa na região da Serra do Cipó. Dizem que ela era requisitada para comandar a cozinha nos grandes eventos e nos dias normais quando saía com seu cesto cheio de gostosuras, dificilmente conseguia chegar na praça da cidade com mercadorias no cesto. Por isso, quem morava mais distante tinha que fazer-lhe as encomendas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Viajei por aqui!Que lindo,Tina e quanta delíciqa! Adoro fazer essas coisinhas... Que diferença de vida na cidade!!!beijos,tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tina !
    Tudo bem com você e sua família?
    Ótimo!
    Isso é tudo de bom! Quantas coisas gostosas!
    Amei! O café estava deliciooso!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Tina, Tina,Tina...Agora vc apelou!
    nem sei o que comentar, vai virar depoimento....rsrsrsr.
    Meu Deus!!!Sua história é um encanto.Minhas férias era no interior onde a cozinha era igualim a do seu conto.Água caindo a noite ineira, por isso adoro barulhinho de fonte.
    Ah!!!!Amei a quitanda, dá água na boca.
    Falando nisso,vc me deu uma idéia deliciosa: se amanhã fizer sol irei fazer pães e calzones...topa?

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDA TINA , QUE MARAVILHA ESSES PÃES, ESSAS ROSQUINHAS, O BOLO, IMAGINO O CAFEZINHO ENTÃO...HUMMMMM, QUEM ME DERA PODER ESTAR AÍ, QUEM SABE UM DIA... ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  6. Tina

    Credo que delicia,menina.
    Passa as receitas aqui,dessas rosquinhas que parecem ser deliciosas.
    Faz tempo que não vou para minas...já estou com saudades.Andei viajando com meu marido para o sul e acabei quase não escrevendo no blog como gostaria.
    Vou ver se agora venho mais por aqui...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É muito importante divulgar as coisas boas que existem na nossa terra e as suas quitandas, rosquinhas e bolo são realmente um verdadeiro mimo. Acho que todas as mulheres que se dedicam de forma calorosa a esta arte e, neste caso especial, a Tina, estão de Parabéns.
    Nós os forninhenses também temos muita tradição na feitura de bolos e doces. Temos receitas simples, apenas com farinha ovos e azeite. O nosso azeite é de muito boa qualidade e os ovos também são caseiros, pois quase todas as famílias forninhenses têm galinhas. A gema dos nossos ovos caseiros é bem amarela e como são mais pequenos do que aqueles que encontramos no supermercado as claras não são abundantes e, assim, além dos nossos bolos ficarem com uma cor linda ainda são muito saborosos.

    Beijo e boas receitas;)

    ResponderExcluir
  8. Oi,Tina!
    Apesar da correia em que tenho andado, nao poderia deixar de comentar sobre a tua "quitanda"... Que maravilha,menina!
    Parece que o aroma dessas delicias ja esta chegando aqui no Rio ! (Rs...)
    Eu mesma tambem nao sabia dessa estoria e do significado da "quitanda" ai pelas terras mineiras... Fiquei encantada com isso e ja imaginando a cena que voce tao bem descreveu!
    Sao tantas lindas estorias escondidas por esse nosso Brasil afora,ne? E com esse teu jeitinho carinhoso de conta-las, elas parecem ficar mais lindas! Pois e, minha amiga...Desse jeito voce vai acabar escrevendo um belo livro de estorias mineiras!
    Deus te abencoe sempre!
    Beijo grande pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  9. Me deu uma saudade enoooorme de meu tempo de criança ... minha avó pisando café, aquele cheiro forte. Muitas frutas, doces, cuscuz, inhame, sopa, banana comprida... difícil era comer pãp na janta... que saudade. Hoje em dia não dá nem pra tentar fazer a mesma coisa, saio às 6:00 da manhã e tenho chegado em casa às 20:00hs 20:30hs acabada, não dá pra nada! As vezes é só banho e cama, mas eu gostaria muito de fazer minhas filhas viverem isso tudo que passei e sentí nem que fosse só um pouquinho.
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  10. Aiiiiiii!!! Fiquei com água na boca com essas fotos...hihihih
    Vanessa

    ResponderExcluir
  11. Tina, me convida que eu vou comer estas delicias. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. gostaria de obter as receitas das quitandas acima, adoro cozinhar e fiquei maluca procurei e não encontrei no blog. Poderia me enviar para email rosanafalasca@ig.com.br.Grata.abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi Tina!!!
    Eu e meu marido estamos aqui maravilhados com todas essas fotos lindassss!
    Eu louvo a Deus por tanta beleza!!!
    E ele fica aqui me perguntando onde será q vcs moram???
    Fala aí vai!!!Me responde por email!!!!
    bjos
    Valéria
    valeria_stp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tina me passa as recitas do pão e das rosquinhas por email?
    ligia33@gmail.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. tina, sera q vc vai ler esse comentario??? por ele ser de uma postagem do ano passado.....na minha cidade quitanda tb é onde compra fruta e verdura srsrsrs...mas como vou muito pra poços de caldas ..... rsrsrs tem receita dessas quitandas da foto???

    ResponderExcluir
  16. oi chara adoro tds blog seus mas o cantinho nao tem p/ ninguem lindo lindo parabens poderia mandar a rec]eita da quitanda obrigado desde ja meu nome albertina gomes imail tinajaguariuna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Saudades de minha avó, mineira, com suas quitandas.

    ResponderExcluir
  18. Gente estou apaixonada por aquele pão, quero a receita. Tina vc dá? Nao sei se vou fazer igual, mas aos olhos hummmm que delicia!!

    Bj

    Elisa.

    ResponderExcluir
  19. Aiiiii..... tinha que ter as receitas destas delícias... hummmm.... Muito bom tudo aqui, muito lindo. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa!!! Estou com água na boca de ver essas delícias. As bolachinhas devem ser deliciosas. Vc pode colocar a receita? Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Quanta delícia...Parabéns!...Por favor me envie as receitas dos pães e das rosquinhas,,,fiquei aguada de vontade.Um grande abraço.Que Deus a abençoe. Bete. Meu e-mail: vellir@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito Legal! Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  23. Aki no Interior de SP, Quitanda é onde se vende frutas... rsrsrs... Os doces são doces mesmo e pão é pão feito em casa....

    ResponderExcluir
  24. Amei as fotos e o texto!
    Gostaria muito da receita das rosquinhas !
    ednafleury2@hotmail.com
    Deus abençõe !

    ResponderExcluir
  25. Amei as fotos e o texto!
    Gostaria muito da receita das rosquinhas !
    ednafleury2@hotmail.com
    Deus abençõe !

    ResponderExcluir
  26. Gostaria muito da receitas dessas delicias por favor mande pra mim,estão de comer com os olhos muito lindo mesmo,espero essas receitas, eunice.machado @bol.com.br,te aguardo anciosa,fica com Deus.

    ResponderExcluir
  27. menina do céu,cade a receita dessas delícias,por favor divida conosco estou aqui com água na boca,amo quitandas e essa rosquinha enrolada ta 10,bjim e tudo de bom

    ResponderExcluir
  28. Parabéns! Ficaria muito feliz se vc me enviasse a receita das rosquinhas! bj

    ResponderExcluir
  29. Td muito lindo ,nossa viajei sou mineirissima ,moro fora do Brasil sinto saudades de isto td .Teria como vc me enviar esta receita desta rosquinhas,ficarei muito e feliz se vc puder!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Td muito lindo ,nossa viajei com esta beleza de rosquinha sou mineirissima ,moro fora do Brasil sinto saudades de td isto.Teria como vc me passar esta receita desta rosquinhas,ficarei muito e feliz se vc puder!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. parabens ,mas onde fica as receitas?

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar